Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma pela qual os escritórios de advocacia se posicionam no mercado. Antes, muitas vezes restritos a indicações de sua rede de relacionamento, essas instituições vêm se transformando e passaram a investir em estratégias mais robustas e estruturadas de marketing e desenvolvimento de negócios para ampliar sua visibilidade, prospectar novos clientes e fortalecer sua reputação.
Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a excelência na prestação de serviços jurídicos não é mais o único critério para garantir o sucesso, o marketing tem se tornado um importante diferencial nessa nova realidade.
Além do relacionamento pessoal e institucional, os escritórios passaram a utilizar um amplo portfólio de recursos, ferramentas e metodologias para fortalecer seu posicionamento. Entretanto, o segredo para a maior efetividade está justamente na habilidade de combinar todos eles e na medida certa.
Independentemente da forma de abordagem escolhida, todas as ações devem estar orientadas à melhor experiência do cliente e na busca por ações cada vez mais personalizadas. Essas ações requerem além de inteligência de mercado, conhecimento e sensibilidade sobre o cliente por parte dos sócios e de sua equipe de relacionamento.
Uma das estratégias mais adotadas é o marketing de conteúdo. Ele possibilita o corpo jurídico se posicionar em múltiplas plataformas a respeito de assuntos relevantes para a sociedade ao mesmo tempo que pode demonstrar sua habilidade e conhecimento específico, despertando interesse e gerando engajamento de clientes e prospects.
O posicionamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital, alavancados por técnicas de SEO e amplificado pelo correto uso de mídias sociais, possibilitam maior alcance, frequência e impacto na aproximação com o público-alvo.
Ações de relacionamento como patrocínios, reuniões e eventos, desde que também estejam pautadas pela relevância de conteúdo, complementam a aproximação da marca e a conexão mais próxima com seus clientes.
Disponibilidade de orçamento ajuda e muito, mas também não garante o sucesso. O profissional de marketing deve sempre buscar consistência entre o planejamento e os objetivos do escritório. Além disso, o constante acompanhamento dos resultados é fundamental para as correções necessárias e consequentemente melhor retorno do investimento.
Vale lembrar que os escritórios devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantir que suas estratégias estejam em conformidade com o código de ética da profissão.
*Rodrigo Ladeira é diretor de marketing do Machado Meyer Advogados