Advogados “independentes” trabalham para lançar candidatura própria ou garantir propostas de melhoria para a advocacia

Com o objetivo de lançar pauta de melhoria para advocacia, os ex-conselheiros seccionais Waldemir Malaquias e Danúbio Remy farão reunião com cerca de 250 advogados para discutir o melhor caminho que os advogados independentes devem seguir. O evento acontecerá dia 14 de outubro, na Churrascararia Nativas Grill, e irá definir pautas, além de candidatura própria ou não.

A opinião de Waldemir Malaquias é que todas as quatro chapas anunciadas até agora para direção da OAB-GO não estão focadas em propostas, mas em propaganda. “Até agora não se apresentou nada de novo ou de verdadeira mudança para os advogados”, aponta.

O grupo intitulado de “Advogados Independentes” surgiu em 2017 e conta com o apoio de mais de 14 delegações do interior. “Temos profissionais de Formosa, Valparaíso, Inhumas, Morrinhos, Jataí, Piracanjuba, Catalão que, como nós, estão preocupados com os rumos da advocacia e não em propaganda em época de eleição”, afirma Malaquias, que é professor universitário.

“Não é crível que a OAB-GO esteja focada no interesse próprio ou de poucos, sendo que temos mais de 40 mil advogados pagando literalmente um preço alto pela escolha do atual presidente”, afirma outro advogado, Fabrício Abraão.

Waldemir Malaquias aponta que o grupo possui “chapa pronta” para disputar a Ordem e que o mais importante agora é o debate, colocando a OAB em uma posição de melhorar o modelo atual. Compõe o grupo advogados experientes como Sérgio Murilo, Helvécio Oliveira, José Neto, Fabrício Abraão, Sergio Murilo, além de novos advogados como Naraiene Marques e Lucas de Paiva.

O advogado eleitoralista, Danúbio Cardoso Remy Romano Frauzino, afirma que “quem vai definir sobre uma possível candidatura é o grupo”. Mas acredita que o time esteja maduro, preparado e pronto para a disputa. “É preciso ter coragem para romper essas barreiras”, afirma Danúbio, que salienta a importância de enxergar um futuro diferente ao proposto atualmente.

“Não estamos preocupados com cargos na OAB. Essa já é uma definição que todos do grupo conseguiram cumprir com maestria”, disse o advogado, ao salientar que as disputas hoje são por espaço e não por trabalho e ideias.

Prazo para registro

Até o dia 20 poderão ser inscritas as chapas que irão disputar as eleições que ocorrerão no dia 19 de novembro. Poderão participar das chapas todos os advogados com três anos de inscrição na Ordem e a votação ocorre em todas as subseções e delegacias, podendo votar somente os advogados adimplentes.