Advocacia trabalhista lança movimento OAB com Dignidade

O grupo
O grupo buscará adesão de outros  segmentos da advocacia para lançar chapa própria para a eleição da OAB-GO

Advogados e advogadas trabalhistas lançaram nesta quinta-feira (8) o Movimento OAB com Dignidade – em Defesa da Advocacia. Com o objetivo de lutar pela dignidade profissional, transparência, ética, valorização profissional, defesa efetiva das prerrogativas, defesa do estado democrático de direito, gestão compartilhada, eleições democráticas e fim do “chapão”, o grupo que irá buscar a adesão de outros segmentos da advocacia para lançar chapa para a eleição da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), está sob a liderança do advogado e professor, Julpiano Chaves Cortez.

Segundo o conselheiro seccional da OAB-GO, Eliomar Pires Martins, apesar dos advogados trabalhistas representarem mais da metade da advocacia em Goiás, conforme pesquisa do Conselho Federal, isto não é suficiente. “É necessário alargar este movimento para outros segmentos e nós iremos buscar isto”, afirmou. Eliomar Pires acrescenta que a forma de eleição atual da OAB é elitista, careira e exclui as verdadeiras lideranças da categoria. “Hoje é necessário ter fortuna para lançar chapa e isto é proibitivo. É inadmissível que hoje, uma campanha para ter sucesso gaste milhões de reais. Ou seja, o candidato tem que desembolsar dinheiro para campanha a um cargo que não possui remuneração. O advogado tira tempo do seu trabalho para dedicar à categoria e ainda tem que tirar uma fortuna destas”, explicou.

De acordo com a conselheira seccional da OAB-GO e presidente da Agatra (Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas), Arlete Mesquita, o objetivo principal do movimento é atrair os iguais para uma administração democrática no próximo mandato. “Nós não temos candidato definido, todos os membros do movimento tem potencial para isto. Queremos nos unir aos iguais, que são os advogados e advogadas que atuam e que militam nas diversas áreas e nas especializadas, para juntos construirmos uma advocacia mais digna para todos nós advogados e advogadas”, enfatizou. Ela explicou que o grupo não possui posses econômicas, mas, que possui um bom perfil, com qualidade e comprometimento, não só enquanto profissional, mas, também com a sociedade brasileira. “Todos os colegas advogados e advogadas, iguais a nós, que trabalham e vivem honestamente de seus honorários advocatícios são convidados a estarem conosco em busca de uma OAB com dignidade”, concluiu.

Para o conselheiro seccional da OAB-GO e ex-presidente da Agatra, Rafael Cortez, o movimento lançado quer trazer a parte da advocacia que não tem a possibilidade e não está participando da eleição. “É um movimento iniciado pelos advogados e advogadas trabalhistas, mas, que não vai ficar restrito aos trabalhistas, irá para outras partes da advocacia e irá trazer para dentro da Ordem a representatividade daquelas pessoas que ainda não estão devidamente representadas, fazendo um acesso e uma administração mais democrática, mais aberta e mais participativa”, finalizou.

Os advogados e advogadas: Arlete Mesquita, André Luiz Ignácio de Almeida, Elias Menta Macedo, Eliomar Pires Martins, Jerônimo José Batista Júnior, Joaquim Cândido, Julpiano Chaves Cortez, Maria Madalena Melo Martins Carvelo, Rafael Cortez e Raquel Ribeiro estiveram à frente do lançamento do movimento OAB com dignidade.