Tribunal do Júri absolve advogado que matou homem em briga de trânsito

Advogado Adahil (azul) durante o julgamento
Advogado Adahil (azul) durante o julgamento

O advogado Adahil Luiz Benedito foi absolvido da acusação de matar Leandro Lemes dos Santos e de tentar matar Jaison dos Reis Alves durante briga de trânsito em Goiânia. O Conselho de Sentença acatou a tese de legítima defesa apresentada durante os debates pelo advogado Airton Oliveira de Carvalho em sessão do 1º Tribunal do Júri da comarca de Goiânia na manhã desta sexta-feira (2).

Adahil havia sido denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que requereu a condenação do acusado por homicídio e tentativa de homicídio. Segundo os autos, Leandro Lemes e Jaison retornavam de Trindade, quando, nas imediações do Setor Vila Regina, Adahil se aproximou do carro em que estavam e iniciou-se uma discussão.

Em seguida, Leandro ultrapassou Adahil e parou em um semáforo da GO-060. Eles desceram do carro e começaram a discutir com o advogado, quando Adahil sacou a arma e atirou em ambos. Leandro não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. Jaison, no entanto, sobreviveu. Dias depois, o advogado compareceu espontaneamente na delegacia de polícia e confirmou a autoria do crime. Em interrogatório judicial ele sustentou que não tinha a intenção de matar as vítimas, mas somente de defender-se das agressões que estava sofrendo.

A sessão foi presidida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara. “O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade das lesões corporais e sua consequente letalidade, atribuindo a autoria do fato ao réu. Exposto o quesito absolutório foi aceito pelos jurados”, escreveu o juiz na sentença.

O advogado de Adahil, Airton Oliveira Carvalho sustentou que seu cliente apenas reagiu por ter sido agredido com socos e tapas. Mesmo reconhecendo a materialidade dos atos, os jurados absolveram o réu nos dois casos.

O MP pedia a condenação por homicídio e tentativa de homicídio. De acordo com o juiz responsável pelo caso, o órgão não pretende entrar com recurso.