
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) sediou, pela primeira vez em seus 94 anos de existência, uma sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Realizada nesta segunda-feira (26/05), em Goiânia, a sessão contou com a presença de conselheiros federais de todos os estados e da diretoria nacional da OAB. Esta foi a primeira reunião plenária da atual gestão do CFOAB fora da sede, em Brasília, e marca um momento histórico para a advocacia goiana.
A escolha da OAB-GO para sediar a sessão integra o esforço da gestão nacional da OAB em estreitar laços institucionais com as Seccionais, promovendo maior integração entre os debates nacionais e a realidade da advocacia local. Segundo o Conselho Federal, critérios técnicos e estratégicos nortearam a escolha, destacando a estrutura da Seccional goiana, sua representatividade e a atuação destacada de seus conselheiros federais no cenário nacional.
A sessão foi conduzida pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que esteve acompanhado do vice-presidente Felipe Sarmento, da secretária-geral Rose Morais e da secretária-geral adjunta Christina Cordeiro. Também participaram os presidentes de Seccionais de diversos estados e outros representantes do sistema OAB.
Com 24 itens em pauta, entre proposições e recursos, os trabalhos foram acompanhados pela diretoria da OAB-GO e por representantes da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO).
Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, o evento é um marco para a advocacia goiana e demonstra o reconhecimento à seriedade e ao comprometimento da gestão local. “Receber o colegiado máximo da advocacia brasileira em nossa casa, além de histórico, é uma grande honra e também uma grande responsabilidade”, afirmou.
Reconhecimento e homenagens
Durante a sessão, representantes do Poder Legislativo prestaram homenagens a lideranças da advocacia. A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel, concedeu o título de cidadão goiano a Beto Simonetti, Felipe Sarmento e à conselheira federal por Goiás, Ariana Garcia. A Câmara Municipal de Goiânia, por proposição do vereador Willian Veloso, outorgou o título de cidadão goianiense a Simonetti e Sarmento.
As homenagens foram acompanhadas de discursos que destacaram a importância da advocacia na preservação do Estado Democrático de Direito e reconheceram a atuação institucional dos homenageados na defesa das prerrogativas profissionais e no fortalecimento da OAB.
Protagonismo da advocacia goiana
A realização da sessão plenária em Goiânia reforça o protagonismo da OAB-GO no cenário nacional. Esta foi a oitava vez, em uma década, que Goiás recebeu eventos do CFOAB — seis deles durante a gestão de Rafael Lara, iniciada em 2022.
Entre os eventos de destaque realizados no estado estão: a Caravana das Prerrogativas (2017), o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais (2019 e 2022), os Jogos da Advocacia Nacional (2023), o lançamento do Plano de Valorização dos Membros dos TEDs (2024), o 1º Simpósio Nacional sobre Processo Ético-Disciplinar e a apresentação do Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira (2024).
Exposição cultural
Durante o evento, os participantes também puderam visitar a exposição “Através dos olhos dela”, da artista Ionara Novais, instalada no Salão Nobre da OAB-GO. A mostra integrou a programação da sessão como manifestação de valorização da arte e da diversidade cultural no ambiente institucional.
Os trabalhos do Conselho Pleno continuam nesta terça-feira (27), com a realização das sessões das Câmaras de Julgamento, encerrando o ciclo de atividades da OAB Nacional em solo goiano. Com informações da OAB-GO