Valentina Jungmann inscreve chapa e torna-se primeira mulher candidata à Presidência da OAB-GO

Valentina Jungmann e integrantes da chapa OAB pra [email protected]
Publicidade

Valentina Jungmann inscreve chapa e torna-se primeira mulher candidata à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás. O lançamento oficial da candidatura será feito em evento marcado esta sexta-feira, a partir das 19 horas, no espaço Bela Eventos, no Setor Marista, em Goiânia.

Valentina é reconhecida como advogada, procuradora do Estado, professora da UFG, conselheira federal da OAB e responsável pelo projeto que garantiu paridade entre homens e mulheres em todos os cargos de representação da OAB para essas eleições. Sempre atuou no sistema OAB em diferentes funções com reconhecido destaque no saber jurídico, na capacidade de articulação e na defesa de projetos importantes para a advocacia.

Sua candidatura agregou com propostas modernizadoras para o Sistema OAB e ganhou ainda mais força, após o movimento que lançou sua pré-candidatura ter se unido ao movimento de oposição liderado por Júlio Meirelles e Leon Deniz. A chapa OAB pra [email protected], agrega nomes representativos da advocacia goiana. Confira.

Escola Superior da Advocacia

O advogado Julio Meirelles, do Movimento “OAB para Poucos Nunca Mais”, até então pré-candidato à presidência da OAB-GO, decidiu abrir mão de sua pretensão, para viabilizar a candidatura da primeira mulher à presidência da OAB-GO. Julio que já foi secretário-geral, possui um extenso currículo de serviços prestados à OAB-GO e chegou a ser anunciado como pré-candidato à presidência da Casag, mas escolheu ser candidato ao Conselho Seccional para ficar à cargo da Escola Superior da Advocacia (ESA), por considerar que a formação teórica e prática da advocacia é uma das áreas de maior relevância da OAB. Para Julio Meirelles já é tempo de uma mulher ser presidente da OAB-GO e, para ele, essa mulher é Valentina Jungmann.

Presidência da Casag

Fernando de Paula, que está no segundo mandato de Conselheiro Federal da OAB, professor universitário, assessor jurídico do Sebrae-GO e atualmente presidindo a Comissão Especial de Apoio Jurídico à Micro e Pequena Empresa da OAB Nacional, será candidato à Presidência da Casag. Fernando, que vinha sendo cotado para a Vice-Presidência, em razão do seu perfil como gestor e sua vasta experiência no Sebrae-GO, foi conclamado por toda a chapa a ser candidato na presidência da Caixa de Assistência. Ao disputar a Casag, Fernando de Paula prestigia a advocacia das subseções possibilitando que um advogado do Sudoeste goiano venha a disputar a vice-presidência.

Vice-Presidente

O advogado Humberto Macchione será candidato a Vice-Presidente com a definição de Fernando de Paula pela Casag. Ele vem para defender e atuar pela advocacia do interior, a fim de promover a igualdade de benefícios com os profissionais da capital. Para Humberto, essa é oportunidade de inclusão dos advogados e advogadas do interior no mesmo patamar de importância, na luta comum pela valorização de toda a categoria.

Secretário-Geral

Bruno Pena, advogado eleitoralista com atuação em Goiânia e Brasília, com apenas 36 anos de idade, será candidato a Secretário-Geral da OAB-GO. Ainda acadêmico de Direito, Pena foi um dos pioneiros do Movimento Renovação, que disputou as eleições da OAB-GO em 2006, 2009 e 2012, com Leon Deniz. Bruno Pena, que foi Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, diz que “essa é uma chapa que dará vez e voz aos advogados e advogadas, para construção de uma ordem que tenha a cara e a marca da advocacia”.

Tesoureira-Geral

Renata Barbieri é advogada familiarista, professora universitária, mestre em Direito pela PUC-GO, atual conselheira seccional da OAB-GO e diretora da Pós/Residência Jurídica da Escola de Direitos Humanos, a única residência jurídica do país. Acredita na força das mulheres e que esse é o momento ideal, seguindo as diretrizes internacionais, da participação efetiva nos mais altos cargos de direção.“Com Valentina na presidência teremos uma OAB mais plural, inclusiva, democrática e independente”.

Secretário-Geral Adjunto

O professor Juscimar Ribeiro atua em Goiânia no Direito Administrativo, como especialista em Direito Administrativo e Constitucional. Foi membro da primeira Comissão da Advocacia Jovem, é membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor, diretor do Instituto de Direito Administrativo de Goiás e do Instituto Goiano de Direito Constitucional.