Tribunal de Justiça de Minas Gerais abre novo concurso para juiz leigo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) abriu as inscrições de nova seleção pública, que oferta vagas para formação de cadastro reserva para o cargo de juiz leigo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto AOCP até as 23h59 de 11 de novembro. O valor da inscrição é de R$ 50. O Instituto AOCP foi é a banca organizadora responsável pela realização do certame.

Para assumir o cargo é necessário ser brasileiro, possuir idade mínima de 18 anos, possuir inscrição definitiva e ativa no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e possuir mais de dois anos de experiência jurídica, até a data da efetiva designação para a função de juiz leigo.

De acordo com o edital, o juiz leigo receberá por ato praticado, os valores abaixo, não podendo ultrapassar o valor padrão de vencimento equivalente ao padrão PJ-42 do cargo de Técnico Judiciário, do quadro de pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça, vedada qualquer outra equiparação.

Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prova discursiva, avaliação de títulos e curso de capacitação. A prova contará com disciplinas de língua portuguesa e conhecimentos específicos do cargo.

Lotação
Os aprovados poderão ser lotados nas comarcas de Belo Horizonte, Barbacena, Betim, Caratinga, Contagem, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Vespasiano, Araxá e Formiga.

Também haverá lotação para as comarcas de Frutal, Guaxupé, Itabujá, Itaúna, Ituiutaba, Muriaé, Nova Lima, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Ponte Nova, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Viçosa, Campo Belo, Poços de Caldas, Manhuaçu, Unaí, Paracatu, Curvelo, Diamantina e Três Corações.