Três projetos do MP-GO foram selecionados entre 782 para concorrer à final do Prêmio CNMP

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) conta com três projetos concorrendo como finalistas no Prêmio CNMP 2016.  Para esta fase, os projetos goianos concorriam com outras 779 iniciativas bem-sucedidas do MP em todo o país, cadastradas no Banco Nacional de Projetos, o maior desde a criação da premiação.

Foram selecionados cinco projetos em cada uma das nove categorias. Os vencedores serão conhecidos durante a solenidade de abertura do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, dia 21 de setembro, em Brasília. Os projetos do MP-GO selecionados foram Fortalecimento do Controle Social de Novo Gama, na categoria Redução da Corrupção; MP Social, na categoria Comunicação e Relacionamento; e Programa de Segurança e Saúde Ocupacional, na categoria Profissionalização da Gestão.

Os selecionados
O projeto Fortalecimento do Controle Social, desenvolvido pela promotora Vanessa Goulart Barbosa, da 2ª Promotoria de Justiça de Novo Gama, tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania por meio da participação popular na fiscalização e aplicação das verbas públicas e na prestação de contas pelo poder público, buscando prevenir a corrupção. O fortalecimento do controle social ocorreu por meio da criação de um grupo de trabalho composto por voluntários da comunidade local, que foram capacitados para atuar na fiscalização das contas municipais.

O projeto MP Social é mais um canal de comunicação com a sociedade goiana e foi desenvolvido em conjunto pelo Gabinete de Gestão Integrada e Superintendência de Informática. É um aplicativo para ser baixado em celulares e por meio do qual os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações ou quaisquer informações que julgarem relevantes e encaminhá-las ao MP-GO. O MP Social é também uma rede social. Qualquer um pode acessar manifestações cadastradas por outros cidadãos, apoiá-las e até mesmo compartilhá-las. Para dar suporte à manifestação, poderão também ser anexados vídeos, áudios e fotos, tudo visualizado e georreferenciado no Google Maps.

O terceiro projeto selecionado foi o Programa de Segurança e Saúde Ocupacional, desenvolvido pela Superintendência de Gestão em Recursos Humanos. O programa estabelece diretrizes com o objetivo de subsidiar as ações que são implantadas e implementadas pela administração do MP-GO, com o objetivo de garantir aos seus integrantes o direito à segurança e à saúde no ambiente de trabalho.

Vencedores
O Ministério Público de Goiás tem se consagrado como um dos grandes vencedores do Prêmio CNMP. Nos dois últimos anos foram quatro projetos premiados em 1º lugar e dois em 4º lugar. Em 2015, os três projetos do MP-GO que estavam entre os finalistas foram classificados em primeiro lugar nas respectivas categorias, o que fez de Goiás o maior ganhador do ano passado. Em 2014, também foram três projetos como finalistas, que conseguiram um primeiro lugar e dois quartos lugares.

O Prêmio CNMP, instituído em 2013, é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro que contribuam, de alguma forma, para a eficiência institucional e para a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Serão premiados os três melhores nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução da Criminalidade; Redução da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação.Fonte: MP-GO