Com quase um ano de atraso na aplicação da data-base da categoria, servidores do Poder Judiciário estadual realizam mobilização nesta segunda-feira (28), às 9 horas, na entrada da sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Ato será estendido até o período da tarde, momento em que os desembargadores irão eleger o novo presidente do órgão. O movimento será coordenado pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça (SindJustiça), que representa a categoria.
A principal motivação do protesto é a morosidade na aprovação e na aplicação da reposição inflacionária anual da classe, a data-base, que corrige as perdas referente ao ano de 2015. No momento, o pleito, que é concedido via lei estadual, está em tramitação, desde o dia 16 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Recentemente, em solicitação ao presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, o SindJustiça buscou que o líder máximo do Poder Judiciário interviesse junto à Assembleia Legislativa para solicitar que o projeto fosse votado e aprovado. Entretanto, a resposta da Presidência do Tribunal foi negativa.
O presidente da entidade, Fábio Queiroz, explica que a iniciativa é para demonstrar a insatisfação dos servidores com a inércia da administração em relação a direitos básicos da categoria, como é o caso da data-base. “Vamos nos mobilizar, em nossa própria Casa, para demonstrar à administração do TJGO nossa insatisfação e inconformismo diante de uma atitude de total desprezo para com os servidores do Poder Judiciário”, afirma.