SAPeJUS inaugura posto de saúde e ampliação do CIS de Anápolis

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária e Justiça  (SAPeJUS), Edemundo Dias de Oliveira Filho, inaugurou nesta quarta-feira (19/03), a ampliação do Centro de Inserção Social (CIS) de Anápolis, com 86 vagas, e o Posto de Saúde  da unidade. A solenidade foi realizada  na sede do CIS, na Av. Raimundo Carlos e Silva, Qd. 12, B. Jardim das Américas 3ª Etapa, Anápolis/GO. Estiveram presentes o Presidente da Companhia de Distritos Industriais de Goiás, Ridoval Chiareloto, representando o Governador Marconi Perillo;  o Juíz da Comarca, Carlos Limongi Sterse; o presidente do Conselho da Comunidade,  delegado aposentando,  Gilmar Alves dos Santos; além de representantes da Câmara Municipal de Anápolis, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da sociedade organizada, servidores e o Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE).

Novo pavilhão

O novo pavilhão é isolado, tem 12 celas, com  86 vagas,  área de banho de sol própria e área de visita íntima.  No local ficarão presos que perderam o convívio com outros reeducandos e ainda presos que cometeram crimes sexuais. Depois do processo licitatório, as obras tiveram início em fevereiro de 2013.  Foram gastos R$ 1,6 milhão, do Tesouro Estadual.

O CIS de Anápolis abriga hoje 430 reeducandos. Com a construção do novo pavilhão, o  antigo ficará  mais vazio e  uma cela será destinada à construção da triagem e  do Parlatório, para que os advogados possam atender melhor os reeducandos. A conclusão das obras do novo Presídio Estadual de Anápolis, com 300 vagas, está prevista para dezembro, porém  pode ser antecipada para o  mês de julho deste ano.

Posto de Saúde

O Posto de Saúde leva o nome do  ASP Ari Rodrigues da Silva, que faleceu há dois num acidente
de trânsito. O homenageado na época era diretor da Unidade Prisional de Formosa.  O Posto conta com um consultório odontológico, uma sala médica e enfermaria com duas macas.  A Gerência de Assistência Biopsicossocial instalou os equipamentos e a cadeira odontológica no consultório. A equipe que vai atuar no Posto é composta de  uma enfermeira chefe, três técnicas de enfermagem, um dentista e uma auxiliar de saúde bucal.    O Posto  foi  construído com  material doado pelo Poder Judiciário, empresas locais e pelo Conselho da Comunidade. A mão-de-obra  foi toda dos reeducandos da unidade, da base ao acabamento.

O Juiz da  Comarca, Carlos Limongi Sterse, elogiou a ação do Estado. “ Quero elogiar o Estado pelas obras aqui inauguradas e colocamos o Poder Judiciário à disposição  para o que for preciso”, conclui o Juiz.

O Secretário  da SAPeJUS, Edemundo Dias, agradeceu as  presenças e as parcerias com toda a sociedade e os poderes locais. “Obrigado a todos presentes  e a todos os parceiros. Quero aqui destacar, que a ampliação do CIS foi toda realizada com verba do Tesouro Estadual, porém, a construção do Posto de Saúde  contou com o precioso investimento do Conselho da Comunidade, aqui representado pelo seu presidente, Gilmar Alves dos Santos. Lembramos que consta  no artigo 61 da Lei de Execução Penal (LEP)  que o Conselho da Comunidade    tem que investir  em recursos materiais e humanos, em apoio à gestão prisional”, finaliza o Secretário.