
O Instituto de Estudos Avançados em Direito (IEAD) realizou, nesta terça-feira (6), reunião com a diretoria e coordenadores para alinhar e dar início às atividades de 2024. Além disso, ficou definido que o instituto voltará a publicar semanalmente a coluna IEAD – Conexões Jurídicas, no Portal Rota Jurídica. Os textos serão elaborados por membros, coordenadores e diretores do Instituto sobre as mais diversas áreas do Direito.
O IEAD tem como propósito promover estudos, debates e produção bibliográfica avançados em Direito. Nesse sentido, promove e incentiva a realização e o desenvolvimento de estudos, cursos, palestras e congressos, debates, simpósios, produção científica, realização de pesquisas, revista especializada, publicação com selo editorial próprio, prestação de consultoria, constituição de um centro de documentação e atuação como amicus curiae.
Na prática, mais do que uma entidade, o IEAD é um ambiente feito para o compartilhamento de sabedoria e experiência entre profissionais de ponta do Estado de Goiás, a construção de relacionamentos profissionais e acadêmicos e o desenvolvimento do conhecimento jurídico de todos os seus associados.
Para aqueles que tenham interesse em se associar ao IEAD, estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2024. A associação pode ser feita por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceWBeA37V_n5-dlagSOlf6ihacgo-YlvrRdJB27so2pSRQDA/viewform, no qual os interessados encontram o passo a passo para o ingresso no Instituto.
Os canais de comunicação do IEAD são: instagram (@ieadireito), canal no Youtube (@institutodeestudosavancado8350) e seu grupo de WhatsApp exclusivo aos associados.
Confira a diretoria do IEAD
Marcelo Pacheco de Brito Junior: Presidente do IEAD, é também advogado especialista em Processo Civil pelo IDP e em Direito Contratual pela EPD, sócio proprietário do escritório Pacheco | Costa Advocacia e Tribunais, diretor-adjunto da Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA/GO) e professor de Processo Civil na Graduação e Curso Preparatório para a OAB.
Esther Sanches Pitaluga: diretora-executiva do IEAD, é também advogada especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela PUC-RS, professora, mestranda em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), coautora do livro “Direito Do Trabalho E Das Relações Sociais Na Era Digital: Estudos Pela Ótica Dos Direitos Humanos E Do Desenvolvimento Sustentável Em Homenagem Ao Professor Paulo Campanha Santana”, secretaria-Adjunta da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/GO, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas Trabalhistas da OAB/GO e conselheira da Escola Superior da Advocacia Trabalhista (ESAT).
Nathan Marques: vice-presidente do IEAD, é também advogado especialista em Direito Empresarial, sócio fundador do escritório Marques Carvalho Advogados, Ex-coordenador do Núcleo de Processo Civil do IEAD 2020/2021, atuante em Direito Empresarial e Cível.
Aline Avelar: diretora-financeira do IEAD, é também advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, secretária-geral da Comissão de Sucessões da OAB/GO, membra do IBDFAM, ex-coordenadora do Núcleo de Direito de Família e Sucessões do IEAD, professora, mentora e palestrante.
Núcleos Especializados
O IEAD conta, ainda, com núcleos especializados em diversas áreas do Direito com o propósito de aprofundar o estudo das demandas a partir da experiência teórica e prática de seus coordenadores e membros. Abaixo segue a relação dos núcleos e os respectivos coordenadores:
-Direito Processual Civil: Leonardo Sobral (coordenador) e Pedro Barra (vice-coordenador);
-Universitário: Frabricia Freire (coordenadora) e Ian Castelo Branco (vice-coordenador)
-Direito Privado: Dedierre (coordenador) e Letícia Moura (vice-coordenadora);
-Direito Público: Julia Matos (coordenadora) e Luiz Carlos (vice-coordenador);
-Direito do Trabalho: Marco André (coordenador) e Anna Bueno (vice-coordenadora);
-Direito de Família: Murilo Brasileiro (coordenador) e Daniela Motta (vice-coordenadora);
-Direito Tributário: Weverton Ayres (coordenador) e Luciano Faria (vice-coordenador);
-Direito Penal: Jefferson Ribeiro (coordenador) e Thiago Lopes (vice-coordenador);
-Agronegócio: Wander Neto (coordenador) e Guilherme França (vice-coordenador)