Propostas de educação do consumidor e melhoria no atendimento no Procon Goiás são selecionadas nacionalmente

Dois projetos elaborados pelo Procon Goiás foram selecionados, em nível nacional, para serem contemplados com recursos do Ministério da Justiça e do Fundo de Direitos Difusos, totalizando R$ 730.252,89. As propostas concorreram com diversas instituições que atuam na área de proteção dos direitos dos consumidores.

Um dos projetos selecionados (R$ 536.916,56) tem o objetivo de fortalecer as ações educativas da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), por meio da aquisição de material educativo sobre direitos e deveres no que tange à legislação consumerista.

Além da distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e de cartilhas, serão realizadas palestras e eventos em escolas públicas, faculdades e empresas. As ações abrangerão os 246 municípios goianos.

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Wellington de Bessa, a ideia é aumentar o conhecimento da população sobre as práticas para o consumo consciente.

“A execução deste projeto também nos permitirá promover noções de cidadania em comunidades que se situam em locais de difícil acesso e que carecem de maior atenção do Poder Público, como é o caso das comunidades quilombolas. A iniciativa vai ao encontro das ações executadas pelo Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado”, afirma o superintendente.

Pretende-se com as ações propostas minimizar muitas questões ligadas à educação da população, como a falta de informação sobre os direitos básicos dos consumidores, o desconhecimento dos fornecedores sobre os deveres elencados no CDC que ocasiona um elevado índice de infrações e a inacessibilidade dos consumidores a informações de serviços prestados pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Atendimento eletrônico
O outro projeto, avaliado em R$ 193.333,33, visa implementar o sistema de atendimento aos consumidores goianos via chatbot disponibilizado no site do Procon Goiás e pelo whats app do consumidor.

A intenção é melhorar e agilizar o atendimento prestado à população goiana, proporcionando maior comodidade aos consumidores que não precisarão se deslocar até a sede do órgão para sanar dúvidas, por exemplo.

O chatbot é um atendente virtual que fará o contato inicial com o consumidor assim que ele acessar o site do Procon Goiás. Com base nas dúvidas mais freqüentes, o programa de computador fornecerá as orientações e informações. O uso da ferramenta ampliará o acesso do consumidor às informações sobre direitos, deveres e reclamações.