Os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) feitos por alunos dos cursos de graduação terão que ser publicados, como já acontece com as dissertações de mestrado e teses de doutorado. É o que determina um projeto de lei (PL 6.473/2019) do senador Flávio Arns (Podemos-PR) que está pronto para ser votado na Comissão de Educação (CE) do Senado.
Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta que 61% dos internautas apoiam a obrigatoriedade de publicação dos trabalhos de conclusão de curso superior, previsto em projeto do senador Flávio Arns (Rede-PR).
Arns justifica o texto destacando que a divulgação dos trabalhos acadêmicos já ocorre no âmbito do mestrado e do doutorado. Para ele, a publicação do TCC, além de evitar práticas desonestas e fraudulentas, incentiva o aumento de empenho dos alunos na produção acadêmica e promove maior engajamento dos orientadores durante a realização desses trabalhos.
“Essa prática consagrada de transparência e publicidade no âmbito do mestrado e doutorado não necessariamente existe quanto aos trabalhos finais dos demais cursos, inclusive nas monografias de graduação. A divulgação dos trabalhos acadêmicos significa democratização e disseminação de conhecimentos, o que certamente contribui para os avanços da sociedade”, afirmou o senador.