Promotor goiano eleito para compor o CNMP será sabatinado pelo Senado

Promotor Lauro Machado Nogueira

Conforme comunicado do senador Edison Lobão, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, será realizada, na próxima quarta-feira (10), reunião ordinária para arguição pública do promotor de Justiça Lauro Machado Nogueira e deliberação, em votação secreta, sobre a sua indicação pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O ex-procurador-geral de Justiça de |Goiás Lauro Machado Nogueira foi escolhido pelo CNMP como um dos três representantes da entidade junto ao CNMP, ao lado de Orlando Rochadel e Fábio Stica – estes dois já conselheiros e indicados à recondução. A escolha se deu por eleição, realizada em 6 de abril deste ano, em três escrutínios.

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato.