Projeto propõe campanha que explica sintomas do descolamento de retina

Proposto pelo deputado Talles Barreto (PTB), projeto de lei visa instituir a campanha permanente de esclarecimento sobre os sintomas do descolamento de retina. A propositura, constante do processo nº 3.554/2013, foi preliminarmente apresentada em plenário na última semana e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

De acordo com a propositura, o objetivo é fazer com que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, promova a campanha de esclarecimento sobre os sintomas do deslocamento de retina de modo permanente, já que a doença é uma das principais causadoras da perda total da visão.

Segundo justificativa do projeto, o deslocamento de retina é um problema bastante grave, chegando a levar o paciente à perda parcial ou total da visão. O alerta maior está na percepção dos sintomas, que normalmente são confundidos com sinais de enxaqueca e que em alguns casos, nem chegam a ser notados.

Talles Barreto propõe que a campanha seja realizada em órgãos públicos estaduais, prioritariamente em escolas, hospitais, ambulatórios e centros de saúde e em associações de bairros. As ações serão desenvolvidas por meio de conscientização da população e orientação sobre o tratamento necessário para combater o deslocamento de retina.

Dessa forma, a propositura tem como objetivo possibilitar que a população obtenha todo o esclarecimento necessário sobre os sintomas do deslocamento de retina e da forma de prevení-la, evitando, dessa forma,  a perda total da visão.