Prefeitura, DPE e OAB discutem alternativas para morador de rua que vive embaixo de ponte

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) se reúne nesta terça-feira (5/2), às 15 horas, com os secretários Henrique Alves (Planejamento Urbano e Habitação) e Robson Azevedo (Assistência Social) e o presidente da Amma Gilberto Martins. O tema da reunião é o José Ananias Ferreira, de 59 anos, que mora há mais de dez anos embaixo de uma ponte localizada na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, em Goiânia. Também participarão do encontro na sede da Seplanh, em Goiânia, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Goiás e vizinhos de José Ananinas.

A forte chuva ocorrida na noite de domingo para segunda-feira (3 e 4/2) piorou a situação de José Ananias, tendo levado alguns de seus pertences, e demonstrando a necessidade de solucionar essa questão de moradia o mais breve possível. Na tarde de ontem (4/2), estiveram no local a coordenadora do NUDH Fernanda Fernandes, o engenheiro civil Paulo Henrique Gonçalves de Melo e o advogado Michaelson Ferreira. A chuva inundou a área onde José Ananias estava instalado e uma das vigas de sustentação (talude) está tendo rompimentos.

Ordem de despejo
José Ananias mora, junto a seus 18 cachorros e 16 gatos, há mais de dez anos embaixo de ponte localizada na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, em Goiânia. No dia 15 de janeiro, recebeu uma notificação do Município para que deixasse aquele espaço. Poucos dias depois, depois da atuação da DPE e da OAB-GO, a ordem de despejo foi suspensa para estudos técnicos socioambientais que envolvem o caso.

Ananias está em situação de rua e vive há mais de 10 anos debaixo da ponte da Avenida 24 de Outubro, em Campinas (Parque Campininha das Flores). Atualmente, ele cuida de muitos animais que foram abandonados e os considera como família, o que impede que ele seja separado desses animais sob pena de mais danos à sua saúde mental.