Portal da Transparência registra 113,28 mil acessos em um ano

O Portal da Transparência do Governo de Goiás contabilizou 113.281 visitas da população no período de um ano, de 14 de setembro de 2012 a 13 de setembro de 2013, o que representa média de 9.440 acessos por mês. O número de páginas visualizadas chegou a 247.354, com média 2,18 páginas por visitante. Esses dados foram apresentados pela Controladoria Geral do Estado na reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção realizada nesta quarta-feira, dia 6, no Palácio de Prata, na Praça Tamandaré.

Os assuntos mais demandados referem-se a servidores públicos (salários pagos), busca por informações diversas, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal e gastos do governo estadual. Em setembro do ano passado, o Portal da Transparência foi totalmente reformulado e de lá para cá o conteúdo vem sendo diversificado, ampliado e atualizado de forma permanente.

A maior parte das informações está em formato que permite cópias e o manuseio dos dados conforme o interesse do visitante. São informações sobre arrecadação, despesas diversas, empenhos e pagamentos, diárias e passagens dos servidores, contratos e convênios, dados da folha salarial, informações sobre a Lei de Acesso e links para a Ouvidoria Geral do Estado, para outros órgãos e bancos de dados diversos.

Cenário de obras
Recentemente foram incorporadas ao Portal da Transparência informações sobre todas as obras públicas tocadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras, bem como informações disponibilizadas pelo Tribunal de Contas do Estado por meio da ferramenta GeoObras e ainda informações sobre o perfil do sistema educacional do Estado de Goiás disponibilizadas pela Secretaria da Educação.

Durante a reunião do Conselho, técnicos da Agetop apresentaram a ferramenta denominada Cenário de Obras, que traz informações georreferenciadas por municípios, incluindo custos, valores pagos, contratos e fotografias. O próximo passo será a criação do Cenário de Licitações, cujos dados deverão ser disponibilizados em breve.

O Conselho decidiu encaminhar documento à Agetop sugerindo a incorporação de mais informações tais como termos aditivos e projetos executivos, ao tempo em que cumprimentará a Agência pelo trabalho e conteúdo relevante das informações.

O conselheiro Hélio Telho anunciou a realização de seminário sobre combate à corrupção no dia 9 de dezembro, no auditório dos Correios, em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento é organizado todos os anos pelo Fórum Estadual de Combate à Corrupção (Focco) que reúne entidades de fiscalização, acompanhamento e controle de despesas públicas. A última reunião extraordinária do Conselho de Transparência neste ano ficou agendada para dia 11 de dezembro.