Para evitar cancelamentos, Diretoria Judiciária e Nupemec lançam nova Central de Pautas de Audiências de Conciliação e Mediação

Com objetivo de reduzir os índices de cancelamento de audiências de conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) de todo o Estado de Goiás, foi lançada a Central de Pautas. A iniciativa é da Diretoria Judiciária e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Segundo o coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva, a medida vai impactar na Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça, que consiste em estimular a conciliação, aumentando o indicador índice de conciliação do Justiça em Números em 2 pontos percentuais em relação a 2021.

Para execução e elaboração da iniciativa, o magistrado destaca o incondicional apoio do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, “pela sensibilidade e especial atenção aos inúmeros projetos desenvolvidos na área da conciliação, demonstrando, assim, um alto compromisso com a cultura da conciliação e pacificação social, bem como com a adequada e célere prestação jurisdicional, sendo sua gestão referência em todo Brasil e destaque em toda comunidade jurídica nacional”.

O coordenador do Nupemec explica, também, que a Cepace servirá de apoio para os Cejusc do Estado de Goiás, realizando análise dos processos com audiência designada, expedição de documentos para intimação e citação das partes, confecção da pauta, dentre outras atribuições. Ele relata que ideia surgiu após o apoio da Diretoria Judiciária a Secretaria Unificada dos 1º e 2º Cejusc da Comarca de Goiânia, que prestou apoio em aproximadamente 7 mil processos na esfera cível e em 3.2 mil processos de família.

Inicialmente, os trabalhos vão começar nos centros da capital e nos atendimentos das 12 unidades judiciárias, que participam do Projeto Comarca de Digital Integrada – Jurisdição compartilhada em Comarcas. A previsão, contudo, é ampliar para o restante do Estado em breve. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 62 3018 6258 / 62 3018 6254 (1º e 2º Cejusc); 62 3018 6738 (Nupemec).