OAB Anápolis realiza ações na Semana do Consumidor que visam alertar sobre golpes, direitos e deveres na hora da compra

É durante a Semana do Consumidor que os consumidores podem garimpar ofertas para diversos produtos. Muitos sites preparam uma semana de promoções. Quem vai escolher a internet para realizar as compras precisa estar atento a algumas questões. Além de pesquisar por descontos é preciso buscar o histórico de preços do item que quer levar, para não cair em falsas promoções. Também é útil buscar avaliações sobre o site ou empresa junto ao Procon ou em sites como o Reclame Aqui. Na hora da compra, dê preferência para o cartão virtual para não expor seus dados.

Para difundir essas e outras boas práticas de consumo, a OAB Anápolis, por meio de sua Comissão de Direitos do Consumidor, promove, em parceria com outras entidades, uma série de ações de conscientizacão da população sobre assuntos ligados às relações de consumo. “É nossa obrigação fortalecer a sociedade quando o assunto são leis. E essa é uma excelente oportunidade”, salienta o advogado Samuel Santos, presidente da OAB Anápolis, lembrando que nesta terça-feira é comemorado o Dia do Consumidor.

A subseção entende que essa é uma época de muitas promoções no comércio, o que torna necessário esclarecer o consumidor sobre seus direitos e deveres e alertar acerca de golpes que sempre acontecem nesse período, tornando a relação de consumo mais proveitosa para ambas as partes. “Um consumo consciente é chave para uma sociedade próspera”, resumiu Pedro Henrique Fonseca Bernardes, especialista em Direito do Consumidor, Civil e Processo Civil e presidente da Comissão de Direitos do Consumidor.

Confira a programação

• Dia 16 às 08h30: Palestra de Orientação e Educação ao consumo, em conjunto com o Procon de Anápolis, para crianças entre 6 e 10 anos (futuros consumidores) no Colégio Municipal Rosevir Ribeiro;

• Dia 17 às 14h: Palestra sobre Golpes mais Comuns e sobre o Uso Consciente de Créditos Consignados e Aposentadorias, no CRAS;

• Dia 18 de Março às 14h: Palestra sobre Golpes mais Comuns e sobre o Uso Consciente de Créditos Consignados e Aposentadorias, na sede do ISSA.