Novo sistema eletrônico vai agilizar acompanhamento processual DPE-GO

A Defensoria Púbica do Estado de Goiás  (DPE-GO) vai implantar, à partir de janeiro de 2016, o  sistema processual eletrônico Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar) que agiliza o atendimento e acompanhamento dos processos jurídicos. Este  programa foi criado pela Defensoria Pública do Tocantins (TO) e é  o sistema mais avançado do país.  Este é mais um passo na expansão e estruturação da DPE-GO. A concessão gratuita do programa e a implantação em Goiás são  frutos de uma cooperação  acertada durante visita  de representantes   da Defensoria goiana à Defensoria Pública daquele estado, na  cidade de Palmas, esta semana.

O gerente da Defensoria Cível, defensor público Domilson Rabelo Júnior, a gerente da Defensoria Criminal e Execução Penal, defensora pública Gabriela Hamdan, o membro o defensor público Márcio Rosa,  e o superintendente das Defensorias Especializadas, Marcelo Graciano Soares,  foram recebidos pelo defensor geral do Tocantins, Marlon Amorim, e pelo superintendente dos Defensores Públicos do Tocantins, Fabrício Akitaya.  A  capacidade do sistema eletrônico e a viabilidade de implantação no estado goiano foram analisadas pelo técnico  da área de tecnologia da DPE-GO,  Pedro Augusto  Pinheiro Reis.

De acordo com o superintendente das Defensorias Especializadas de Goiás, Marcelo Graciano,  a implantação em Goiás está prevista para janeiro de 2016. Marcelo Graciano informou que  todo o processo será acompanhado  pelos servidores  da Defensoria do Tocantins, inclusive o treinamento dos operadores goianos. O superintendente ainda  destacou que o sistema eletrônico do Tocantins é um dos mais modernos implantados em Defensorias do país,  pelo funcionamento prático, auto-explicativo e com alta capacidade de geração de dados. “Esse programa levou grande  celeridade no atendimento em Tocantins e facilitou o acompanhamento de processos  junto ao Tribunal de Justiça daquele estado “, concluiu.