Definidos integrantes do Conselho Superior do MP para 2016

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) já tem nova composição para 2016. Na eleição realizada nesta sexta-feira (4/12), foram eleitos cinco novos integrantes do órgão, que tomarão posse no dia 17, às 14 horas.

Nas vagas destinadas à escolha pelos promotores de Justiça, foram eleitos os procuradores Abrão Amisy Neto, Eliseu José Taveira Vieira e Nilo Mendes Guimarães. Já Joana D’Arc Corrêa da Silva Oliveira e Leônidas Bueno Brito foram escolhidos para as vagas preenchidas pelo voto dos procuradores de Justiça (confira abaixo como foi a votação). Integram ainda o CSMP, como membros natos, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP. O mandato é de um ano.

A eleição pelos promotores foi realizada das 8 às 17 horas na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça, no 2º andar do edifício-sede. Um total de 89 promotores compareceu para votar, enquanto 166 optaram pelo voto postal, o que é previsto na legislação. Cada eleitor poderia escolher até três candidatos entre os cinco considerados elegíveis. Os trabalhos foram coordenados pela comissão eleitoral, integrada pelas procuradoras Estela de Freitas Rezende e Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias.

Encerrada a votação pelos promotores, uma comissão composta pelos promotores Ana Maria Rodrigues da Cunha, Marísia Sobral Costa Massieux e Vagner Jerson Garcia realizou a apuração, que apontou Abrão Amisy Neto como o mais votado. Na sequência, ocorreu a eleição pelos procuradores, também na sala do Colégio. Um total de 19 procuradores esteve presente e a escolha ocorreu por aclamação, tendo em vista existirem apenas dois candidatos.