MP quer implantação do projeto Jovem Ouvidor nas escolas de Goiás

O Ministério Público de Goiás quer a implantação do projeto Jovem Ouvidor nas escolas do Estado. A iniciativa, que já foi implementada de forma exitosa no Distrito Federal, visa fomentar a participação dos alunos e da comunidade escolar na solução dos problemas sociais locais. Além disso, possibilita que os próprios alunos contribuam para o aprimoramento das políticas públicas de educação e exerçam o controle social no ambiente escolar.

Assim como as ouvidorias públicas, que são um canal de comunicação direto e desburocratizado entre o cidadão e os órgãos públicos, o projeto Jovem Ouvidor pretende estimular os alunos a desenvolverem ações de gestão participativa nas escolas. O protagonismo juvenil na escola e na comunidade também é um dos objetivos da proposta.

A proposta foi apresentada na sexta-feira passada (25) por integrantes do MP à secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, que afirmou que a pasta tem amplo interesse em integrar o projeto, inclusive para toda a rede de ensino, como um projeto de governo. “Precisamos empoderar estes jovens e também aprimorar a transparência da gestão escolar”, afirmou, acrescentando que a secretaria se dispõe ainda a contribuir na capacitação dos jovens quanto aos processos de governança.

A ouvidora-geral do MP-GO, Orlandina Brito Pereira, adiantou que já existe a minuta de um termo de cooperação entre o MP-GO e a Seduce para a implementação do projeto, o qual deverá alterado visando acolher sugestões da secretaria. As tratativas para a conclusão da parceria estão sendo feitas com o ouvidor da Secretaria de Educação, Joaquim Trindade Filho, que também esteve presente na reunião. Com informações do MP-GO