Livro aborda Perícia Grafoscópica de forma acessível para advogados, magistrados e membros do MP

A perícia grafoscópica é um procedimento muito requisitado em processos judiciais, para casos em que é necessário à validação de documentos ou provas. O perito atuante em Grafoscopia tem como objetivo apurar a autenticidade de textos ou assinaturas feitas à mão. A técnica cientifica auxilia na solução diversos processos judiciais, avaliando a integridade do documento, e seu estado de conservação. Para auxiliar os profissionais da área jurídica que querem se iniciar nessa área, e outros que buscam apenas conhecê-la melhor, o engenheiro civil Paulo Palmieri Magri lança o livro Introdução à Perícia Grafoscópica, já disponível pela Editora Leud.

A quesitação, que é o questionamento das autoridades, e o trabalho do assistente técnico são assuntos explorados no material, que ainda acompanha modelos de petições e de laudos. O conteúdo é apresentado de maneira a dar suporte aos que pretendem ingressar na área. A linguagem, clara e acessível, também auxilia na capacitação de profissionais que atuam em diferentes áreas, como a jurídica (advogados, magistrados e membros do Ministério Público), engenheiros e arquitetos, além de profissionais de outras áreas.

O autor, que tem uma longa experiência profissional e acadêmica na ciência da grafoscopia, detalha pontos como os requisitos do profissional habilitado para fazer a perícia, diferenças em relação à grafologia, história da escrita, elementos técnicos, perícia computacional forense e tipos de fraudes. A obra também traz comentários sobre artigos do Código de Processo Civil com o olhar voltado para a grafoscopia, ressaltando a importância da coleta de provas técnicas para apuração da veracidade do documento gráfico.

Já é possível encontrar o título Introdução à Perícia Grafoscópica na plataforma da Editora Leud e no site da Amazon.