A nova unidade funciona em Orlando, no Estado da Flórida, região onde vivem mais de 200 mil brasileiros
Publicidade

Marília Costa e Silva

O Law Offices of Witer DeSiqueira, escritório de advocacia especializado em imigração e internacionalização de empresas com sede em Goiânia, abriu recentemente a segunda filial nos Estados Unidos. A nova unidade funciona em Orlando, no Estado da Flórida, região onde vivem mais de 200 mil brasileiros.

O advogado Witer DeSiqueira, que assina a coluna USA Fácil publicada no Rota Jurídica, explica que decidiu abrir novo escritório nos Estados Unidos devido a grande demanda, principalmente por vistos permanentes, na modalidade EB-2, concedido a estrangeiros com habilidades especiais. “Ao contrário dos imigrantes que tentam chegar aos EUA para trabalharem em empregos onde não se exigem qualificação, os profissionais com longa experiência em suas áreas de conhecimento e que, além da habilitação e experiência comprovadas, possuam também um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer de sua carreira são muito bem-vindos pelo governo americano”, explica.

Mara Pessoni e Witer DeSiqueira

Médicos, engenheiro, jornalista, advogados e enfermeiro, por exemplo, devem atestar que seus trabalhos podem colaborar com a economia, cultura ou educação nos EUA. Eles costumam chegar aos Estados Unidos inicialmente para cursos de língua ou mesmo para cursos e pós-graduações. “Antes que o visto de estudante vença, o ideal é que o interessado em permanecer em solo americano solicite o EB-2, que leva até seis meses para ser concedido”, afirma Witer, assegurando que o estrangeiro não deve nunca ficar ilegal no País pois isso dificultará e muito que obtenha visto permanente no País.

“Caso o visto de estudos acabe, o brasileiro deve retornar ao País e esperar até que o EB-2 seja concedido, pois se ficar ilegal ele poderá ser deportado. Nesse caso, para retornar aos Estados Unidos haverá necessidade de pedido do Perdão Waiver, que leva muito tempo para ser analisado”, explica Witer. Segundo ele, o escritório de Goiânia e as filiais nos Estados Unidos também ajudam na expedição de qualquer outro tipo de vista, desde o de Turismo até o EB-5, O programa criado pelo Congresso dos Estados Unidos em 1990 para facilitar o aumento do investimento na economia dos EUA.

Internacionalização de empresas

Fachada do Law offices of Witer DeSiqueira em Goiânia

Além dos vistos de imigração, o Law Offices of Witer DeSiqueira atua na internacionalização de empresas (Visto L-1) em parceria com a CNI-Consultoria de Negócios Internacionais que tem à sua frente a especialista em Comércio Exterior, Mara Pessoni. A CNI é responsável por todos os projetos de internacionalização de empresas para os EUA e market research que passam pelo escritório de advocacia. O Law Offices of Witer DeSiqueira não atua em causas jurídicas no Brasil, mas firma parceria com advogados brasileiros que necessitem de um advogado nos EUA para seus clientes.

No mercado desde 2008

O Law Offices Witer DeSiqueira abriu suas portas em Goiânia em 2008, tendo à frente o advogado Witer DeSiqueira, doutor em Direito pela University Southern of Califórnia. O escritório funciona na Rua T-27, nº 960, no Setor Bueno. Witer é brasileiro e norte americano, com licença para atuar nos dois países.

O advogado atende clientes de todo o País. Para isso, ele montou uma sala de videoconferência onde fala com as pessoas que procuram o escritório. “Nossas conversas são longas, pois precisamos entender mesmo os problemas e a intenção de cada um”, frisa Witer, que vai ao Estados Unidos pessoalmente, onde permanece durante uma semana inteira para atender os clientes que vivem lá. Depois, o contato passa a ser via videoconferência ou por telefone.