Lauro Nogueira será empossado no CNMP na segunda-feira

O goiano Lauro Machado Nogueira está entre os nove conselheiros nomeados pelo presidente da República, Michel Temer, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) durante o biênio 2017-2019. A posse dos nove conselheiros nomeados ocorrerá na próxima segunda-feira (25), às 14 horas, no Auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria-Geral da República, em Brasília-DF. Eles serão empossados pela nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Dos nove, apenas dois vão para o segundo mandato: Orlando Rochadel e Fábio Stica, que ocupam vagas destinadas aos Ministérios Públicos dos Estados.

Dos sete restantes, cinco são membros do MP, incluindo Nogueira, que ja foi procurador-geral de Justiça no Estado em dois manadados. Os demais são Silvio Amorim, Marcelo Weitzel, Sebastião Caixeta e Dermeval Gomes, que ocuparão, respectivamente, as vagas destinadas ao Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Por sua vez, Erick Venâncio e Leonardo Accioly ocuparão as duas vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil.

Para completar a composição do CNMP no biênio 2017-2019, falta apenas o Plenário do Senado Federal indicar o nome que representará essa instituição no Conselho.

Composição do CNMP

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do Conselho é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do CNMP é o procurador-geral da República.