Juiz da comarca de Cavalcante, Rodrigo Foureaux lança livro sobre segurança pública

Marília Costa e Silva

O juiz da comarca de Cavalcante, Rodrigo Foureaux, lançou, na sexta-feira passada (31), o livro Segurança Pública. A obra está disponível para venda no site da Editora Jus Podivm, que publica o livro, que aborda os principais pontos que envolvem a Segurança Pública, como os órgãos responsáveis pela promoção da paz social, o papel das instituições, a desmilitarização, unificação das polícias, ciclo completo de polícia e a vigilância privada, entre outros.

Com os elevados índices criminais que o país vem apresentando, a atuação policial sofre bastante com os reflexos dessa escalada vertiginosa do crime. O agente de segurança pública que está na chamada “ponta da linha” precisa e anseia por uma melhor capacitação profissional, para lhe proporcionar uma atuação sempre dentro do princípio da legalidade. “A obra surge, então, linhada com esse anseio dos profissionais e justamente em um momento muito oportuno, quando as forças policiais têm se deparado com decisões judiciais que nos remetem à reflexão, sobre os reais papéis das instituições de segurança pública no país”, afirma Eduardo Godinho Pereira, capitão da Polícia Militar de Minas Gerais e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, que faz a descrição do livro.

Segundo Pereira, ao idealizar esta obra, o autor utilizou-se de sua experiência como Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais e da sua atual realidade como juiz de Direito. “A conjugação de conhecimentos das duas áreas resultou nesta obra-prima, que passa a ser um referencial teórico e prático para todos os que atuam na segurança pública em nosso país”, aponta.