Para abrir a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, o TRT-18 vai promover o Seminário Goiano sobre Métodos Consensuais no dia 22 de maio, das 10 às 18 horas. O evento acontecerá no Auditório Villa Boa (Fórum Trabalhista de Goiânia) e terá como objetivo capacitar os participantes em mediação e conciliação, abordando técnicas de negociação colaborativa e resolução adequada de disputas. A cerimônia terá transmissão ao vivo para o TST e demais regionais trabalhistas de todo o país.
As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo sistema da Ejud 18 até o dia 19 de maio. O encontro é aberto a estudantes, professores, profissionais do Direito, magistrados, servidores e toda a comunidade.
Programação
No início do evento, a partir das 10 horas, será realizada a recepção e a integração dos participantes. Entre 10h30 e 11 horas, o público acompanhará a abertura do Seminário e da Semana da Conciliação. A cerimônia contará com a presença e discursos das seguintes autoridades da Justiça do Trabalho:
-Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e coordenador da Comissão Nacional de Conciliação (Conaproc);
-Ministro do TST e integrante da Conaproc, Alexandre Luiz Ramos;
-Desembargador Geraldo Nascimento, presidente do TRT-18;
-Desembargador Eugênio Cesário, vice-presidente do TRT-18 e coordenador do Núcleo -Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec);
-Desembargador Platon Teixeira Filho, diretor da Ejud 18.
Após o intervalo para almoço, a programação vespertina terá início às 13h30 com a palestra “O exercício da liderança em resolução de disputas”, apresentada por André Gomma de Azevedo, juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Em seguida, a juíza Roberta de Melo Carvalho, do TRT-10 (DF/TO), e o juiz Fernando Hoffmann, do TRT-9 (PR), participarão do primeiro painel do evento. Com a mediação da desembargadora Wanda Ramos, os convidados vão apresentar o tema “O papel pacificador da Justiça do Trabalho”.
Já o segundo painel abordará a “Resolução adequada de disputas: a visão da advocacia, do Ministério Público e dos servidores da Justiça do Trabalho”. O procurador do Trabalho Ronaldo José de Lyra (MPT-Campinas), o advogado Alexandre Cantero (OAB/MS) e o servidor Luiz Travain (TRT-SP) vão discutir o assunto.
Ao final do evento, haverá um espaço para debates com todos os convidados do seminário e uma solenidade de encerramento marcada para as 18 horas.
Semana Nacional da Conciliação
Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega a sua 7ª edição em 2023 com o slogan: “A um passo da solução”. O mutirão será realizado de 22 a 26 de maio em todo o país e representa uma data importante para o Judiciário Trabalhista, tão vocacionado à conciliação. Partes interessadas em participar podem se inscrever pelo sistema até o dia 12 de maio.
Outra forma de se inscrever é procurar a Vara do Trabalho onde o processo tramita ou contatar um dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) existentes na Justiça do Trabalho goiana: Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, além do Cejusc Digital. Confira mais informações no Portal da Conciliação.