Estão abertas as pré-inscrições para o 1º Torneio de Júri Simulado da Defensoria Pública do Estado de Goiás. O evento é promovido pelo Núcleo de Defensorias Especializadas do Tribunal do Júri da Região Metropolitana, com o auxílio da Escola Superior (ESDP). O campeonato contará com a participação de oito instituições de ensino superior de graduação em Direito. A solenidade de abertura e o sorteio das chaves será realizado no dia 3 de agosto. As pré-inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.
“O torneio é importante para divulgar na comunidade acadêmica a atuação da Defensoria Pública no âmbito do Júri, proporcionando aos estudantes de Direito, por meio de atividades simuladas, o contato com a prática da defesa no Tribunal do Júri, estimulando a capacitação dos futuros profissionais na área, inclusive para os que pretendam seguir a carreira de defensora e defensor público, através de uma saudável disputa entre as faculdades”, explicou o coordenador do Núcleo, defensor público Francisco Fabiano Silveira Barros”.
O 1º Torneio de Júri Simulado da DPE-GO trará conteúdo de casos reais, envolvendo processos finalizados de crimes dolosos contra a vida nos quais a Defensoria Pública tenha atuado, preservando-se os nomes reais dos envolvidos, a fim de que a disputa se dê em ambiente o mais próximo possível da realidade que futuros profissionais poderão enfrentar.
Inscrições
As pré-inscrições estão abertas desde ontem e prosseguem até 31 de maio. A instituição de ensino superior interessada deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição fornecido pela DPE-GO e enviar para o e-mail escola@defensoria.go.def.br. Será observado o critério de ordem cronológica dos envios.
Caso o número de faculdades exceda o número de vagas, será feita uma lista de instituições consideradas suplentes. Elas poderão ser convidadas, em ordem cronológica de inscrição, caso não seja finalizada a inscrição de faculdades pré-inscritas.
Ao fim do período de pré-inscrição, a Banca Organizadora publicará edital com as faculdades pré-inscritas e, eventualmente, aquelas consideradas suplentes. Elas terão até o dia 23 de junho para formalizar a inscrição definitiva, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição Definitiva, assinado pelo coordenador do curso de Direito, ou função equivalente, com o nome de quatro alunos participantes, quatro alunos suplentes e o nome do professor responsável.
Confrontos
A competição será realizada em três fases eliminatórias: Primeira Etapa, Semifinal e Final. Em cada uma, as equipes se enfrentarão de duas em duas. Os dois times farão a defesa em relação ao mesmo caso, após acusação do “promotor”, primeiro uma, depois a outra. A segunda equipe a se apresentar não poderá acompanhar a defesa da primeira.
Ao fim, a Banca Examinadora, com sete integrantes, que terá o papel de Júri Popular, irá votar e escolher uma das duas apresentações como vencedora – aquela que alcançar a maioria de quatro votos.
O edital está disponível no Portal da Escola Superior da DPE-GO (https://www.esdp.defensoria.go.def.br/publicacoes/publicacoes?tab=3)