IGDD promove debate sobre fake news, robôs e militância virtual nas eleições

O Instituto Goiano de Direito Digital (IGDD) vai realizar uma mesa de debate sobre Fake News, Robôs e Militância Virtual nas Eleições 2018, nesta terça-feira (3), das 19 às 21 horas, no Auditório do Shopping Lozandes. O evento contará com a participação do presidente do IGDD, Rafael Maciel; da jornalista, Fabiana Pulcineli; do estrategista digital, Bruno Vilela; e do juiz do TRE-GO, Vicente Lopes da Rocha Júnior. A mediação do debate será conduzida pelo jornalista João Camargo Neto. As inscrições podem ser feitas no site www.sympla.com.br/igdd e o valor do investimento é de R$ 30,00.

Conforme Maciel, é necessário abordar as questões jurídicas que envolvem as fake news e os impactos que elas podem trazer para as eleições de 2018. “Precisamos entender como o Tribunal Superior Eleitoral está tratando o tema, especialmente a resolução 23.551 que traz o impulsionamento de conteúdo e como isso pode interferir nas decisões dos eleitores. Dessa forma, o juiz a serviço do TRE-GO, Vicente Lopes irá nos esclarecer para que possamos ter uma eleição mais democrática em 2018, sem a interferência dos meios digitais”, finaliza.

Bruno Vilela reforça que esse ano de 2018, por ser eleitoral, pede uma atenção melhor da sociedade com relação à proliferação das fake news. Segundo ele, as fake News ainda estão sendo potencializadas pelas contas robôs, ou seja, contas que são automatizadas e que estão proliferando notícias falsas. E que já existe tecnologia capaz de reconstituir o rosto de uma pessoa em um vídeo que não foi ela que fez.