Governador não define convocação de aprovados em concurso

O governador do estado de Goiás,  Marconi Perillo (PDSB),  garantiu apoio,  na manhã desta segunda-feira (13),  à autonomia e estruturação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO),  mas não definiu  a convocação dos 42 candidatos aprovados no último concurso para defensores públicos.  O assunto foi pauta do discurso de Marconi Perillo durante  a posse do defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, no auditório Mauro Borges, no  palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, no Centro da Capital.

Autonomia

“Sobre a questão da  autonomia,  não há dúvida quanto ao meu apoio. O senhor (defensor público-geral Cleomar Rizzo Filho) pode encaminhar os trâmites necessários  para que enviemos à Assembleia Legislativa (AL)  para uma discussão ampla”, afirmou.

Concursados

“Em relação à questão da convocação dos novos concursados estamos apenas aguardando uma melhor  definição em relação à questão orçamentária  e financeira. Eu tenho sido muito prudente em relação ao equilíbrio financeiro e fiscal do Estado. Claro que o pleito de aumentar o número de defensores é justo. A população merece ter a Defensoria que começa a ter aqui em Goiás. Vamos chamar os concursados. Estamos apenas vendo como chamar. Não adianta também chamar e depois não ter como pagar. Nós vamos fazer isso com o tempo certo”, justificou.

Reconhecimento

“Quero ressaltar que a realização do ato solene de posse aqui hoje tem um simbolismo muito importante. Fiz questão de realizá-lo para demonstrar o meu apoio e meu reconhecimento à Defensoria Pública de Goiás. Ao mesmo tempo  é a oportunidade para agradecer os defensores e defensoras  pelo trabalho realizado, especialmente após a posse dos aprovados do primeiro concurso. Quero cumprimentá-los por tudo que já foi relatado  aqui hoje por Cleomar e reafirmar o meu compromisso  em relação a estruturação da Defensoria Pública do Estado de Goiás”, completou.

Sede

Nós estamos fazendo uma tratativa  com a presidente do TCE, para que a sede atual da TCE seja repassada ao governo do Estado. Acontecendo isso  vamos passar para lá a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Se  isso for do interesse da Defensoria, nós vamos  oferecer a sede atual da PGE para ser a sede definitiva da  Defensoria Pública do Estado de Goiás, depois de uma grande reforma, por conta da revitalização da Praça Cívica”, informou o governador do Estado.