Goiás recebe mais de 35,5 mil assinaturas em apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) recebeu, durante esta semana, mais 1.884 assinaturas em apoio à campanha das 10 Medidas Contra a Corrupção, que tem como meta coletar 1,5 milhão de assinaturas para apoiar projetos de lei de iniciativa popular no Congresso Nacional. Em Goiás foram coletadas, até o momento, mais de 35,5 mil assinaturas. Em todo o país, a campanha já ultrapassou o número de 1,2 milhão.

Na quinta-feira, 7 de janeiro, foram recebidas 92 assinaturas coletadas por iniciativa do vereador Felizberto Tavares (PR) que contou, inclusive, com o apoio da grande maioria dos vereadores de Goiânia. As assinaturas foram entregues por Audie Lion, assessor jurídico do gabinete do vereador, ao procurador da República Helio Telho Corrêa Filho.

Já na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, o MPF recebeu da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) outras 1.396 assinaturas de apoio à campanha. Com isso, a CGE já repassou ao MPF mais de 10 mil assinaturas. De acordo com o controlador-geral do estado, Adauto Barbosa Júnior, as assinaturas foram coletadas principalmente nas unidades de Vapt Vupt (serviços integrados de atendimento ao cidadão de Goiás). Outro importante apoiador da campanha, o condomínio Alphaville Flamboyant, entregou mais 396 assinaturas.

As 10 medidas – Desdobram-se em 20 projetos de lei que pretendem, por exemplo, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e criminais; instituir teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado, entre outros.

Em Goiás – O cidadão pode imprimir a ficha (clique aqui), coletar os dados e as assinaturas e enviar para uma das sedes do MPF no estado (relação abaixo) ou para qualquer promotoria de Justiça nos municípios.

– Procuradoria da República em Goiás: Avenida Olinda, Edifício Rosângela Pofahl Batista, Qd. G, Lt. 2, Park Lozandes, Goiânia/GO – CEP: 74884-120 – Telefone: (62) 3243-5400;

– Procuradoria da República no Município de Anápolis: Rua Engenheiro Portela esquina com a Rua Senador Sócrates Diniz, nº 634, Centro – Anápolis/GO – CEP 75023-085 – Telefone / Fax: (62) 3311-2065;

– Procuradoria da República no Município de Luziânia: Rua Florentino Chaves, nº 112, Centro, Luziânia/GO – CEP 72.800-520 – Telefone: (61) 3601-5700;

– Procuradoria da República no Município de Rio Verde: Avenida Presidente Vargas, nº 266, Centro Empresarial Le Monde Mercantil, sala nº 30 (pavimento térreo), Bairro Jardim Marconal, Rio Verde/GO – CEP 75.901-551 – Telefone / Fax: (64) 3621-3632.

Outros locais para entrega das listas assinadas:
– Ministério Público do Trabalho
– Controladoria-Geral do Município de Goiânia (Paço Municipal)
– Vapt Vupt
– Observatório Social de Goiânia
– Faculdade Sul-Americana (Fasam)
– Buriti Shopping
– Alphaville Flamboyant

Fonte: MPF-GO