Goiânia sedia, no dia 29, o I Seminário do Instituto de Direito Empresarial e Integracionista

Marília Costa e Silva

Idealizado para contribuir para a melhoria da qualidade técnica dos profissionais que atuam no âmbito do Direito Empresarial e Integracionista, em entidades públicas e privadas, perante o Poder Judiciário, o Instituto de Direito Empresarial e Integracionista realiza, no próximo dia 29 de maio, seu primeiro evento. Trata-se do I Seminário do IDEI, que tem como tema o Direito Concursal.

Participarão do seminário, que será realizado no auditório da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), em Goiânia, debatedores como o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, doutor em Direito Comercial, Manoel Justino Bezerra Filho, que falará sobre “Visão Crítica da Evolução Jurisprudencial da Lei de Recuperação de Empresas e Falências (LREF). Também confirmou presença o juiz de Brasília, Edilson Enedino das Chagas, que debaterá os Aspectos Preliminares da Autonomia Deliberativa da Assembleia Geral de Credores na Recuperação Judicial.

Além de debates, será lançada, durante o evento a primeira edição da Revista Jurídica do IDEI, que conta com a publicação de obras de pesquisadores da área do Direito e afins. “A iniciativa é pioneira em Goiás, que ainda não conta com periódicos voltados para o Direito Empresarial e Integracionista”, afirma o presidente do instituto Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva.

Segundo ele, o IDEI também conta hoje com selo editorial junto à Biblioteca Nacional. “Poderemos lançar obras que propiciem o estudo e compartilhamento de informações aos aplicadores do Direito que atuam “, afirma, assegurando que a novidade permitirá ainda o rompimento de barreiras para a integração do conhecimento envolvendo o Direito e outras ciências sociais aplicadas.

História

Na foto, Giulliano Silva, Eladio Amorim, Manoel Justino, Helcio Castro e Hugo Braga
Giulliano Silva, Eladio Amorim, Manoel Justino, Helcio Castro e Hugo Braga

Criado em janeiro de 2014, o IDEI (www.idei.com.br) é uma associação sem fins lucrativos, estruturada com objetivo de promover e incrementar a elaboração de estudos, pesquisas e trabalhos relacionados ao Direito Empresarial e Integracionista nos segmentos do Direito e das Ciências Sociais e Culturais, ressaltando sua importância no desenvolvimento econômico do País.

Por meio de sua atuação, o IDEI busca contribuir para a melhoria da qualidade técnica dos profissionais que atuam no âmbito do Direito Empresarial e Integracionista, em entidades públicas e privadas, perante o Poder Judiciário, mediante o estabelecimento de parcerias, convênios e intercâmbios entre tais profissionais/organizações e o círculo acadêmico, sempre enfocando no fomento das melhores práticas do desenvolvimento desse ramo jurídico.

Idealizado por três profissionais com larga experiência na atuação jurídica em apreço, o IDEI já nasceu dotado de elevada credibilidade, valendo-se não apenas dos atributos de seus fundadores, mas primordialmente da valorosa equipe que encampou o projeto atuou decisivamente em sua implementação, à época, e na sua continuação e aprimoramento, até os dias atuais, permitindo, assim, a reunião e desenvolvendo os melhores profissionais dedicados à disciplina empresarial em geral e à matéria de integração econômica em particular.

Como resultado dessa organização intrínseca multidisciplinar, o IDEI é dotado de Comissões específicas para a execução de projetos pertinentes à sua área de atuação, envolvendo a produção, a edição, a publicação e a circulação de artigos científicos, livros, periódicos e demais estudos técnicos, didáticos e bibliográficos de Direito Empresarial e Integracionista, mediante a instituição e registro de selo editorial próprio, que é aplicado nas publicações submetidas ao Conselho Editorial que atualmente é proveniente de parceria firmada para este fim.

Diretoria
Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva – Presidente
Eládio Augusto Amorim Mesquita – Vice Presidente
Helcio Castro e Silva – Diretor Administrativo e Financeiro

Membros Fundadores
Alerte Martins de Jesus
Carolina Marquez Castro e Silva
Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva
Eládio Augusto Amorim Mesquita
Helcio Castro e Silva

Conselho Consultivo e Suplentes
Adriana Vieira de Castro
Carolina Marquez Castro e Silva
Hugo Alexandre de Santana Braga
José Carlos Issy
Ricardo Miranda Bonifácio e Souza

I SEMINÁRIO DO INSTITUTO DE DIREITO EMPRESARIAL E INTEGRACIONISTA – IDEI
Tema: DIREITO CONCURSAL

Data: 29/05/2015, sexta-feira
Local: Auditório da ASMEGO – Rua 72 nº 234, Jardim Goiás, Goiânia – GO

Programação
08h30 – 09h00    Credenciamento (registro de presença e entrega dos crachás) / Welcome coffee

09h00 – 09h30    Apresentação cultural, pronunciamento de abertura e boas-vindas
.Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva – presidente do IDEI

09h30 – 12h00    Painel 1: “ Aspectos preliminares da autonomia deliberativa da assembleia geral de credores na recuperação judicial.”

Moderador:
.Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva – presidente do IDEI

Debatedores:
.Edilson Enedino das Chagas – juiz de direito da Vara de Falências, Recuperação Judicial, Ins. Civil e Litígios Empresariais do Distrito Federal

.Luiz Gonzaga Pereira da Cunha – promotor de justiça em substituição na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás

12h00 – 14h30    Intervalo

14h30 – 17h00    Painel 2: ” Visão crítica da evolução jurisprudencial ante a LREF”.

Moderador:
.Manoel Justino Bezerra Filho – desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, doutor e mestre em Direito Comercial, conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, associado fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Recuperação de Empresas

Debatedores:
.Carlos Alberto França – desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

.Joel Luis Thomaz Bastos – sócio Dias Carneiro Advogados – SP, membro fundador e do conselho de administração do Turnaround Management Association – TMA Brasil

17h00 – 18h00    Encerramento e entrega dos certificados / Coffee