Goianas serão empossadas nesta quinta-feira na diretoria da ABMCJ

Laudelina Inácio  e Manoela Gonçalves

A delegada da Polícia Civil Laudelina Inácio da Silva toma posse, nesta quinta-feira (9), em substituição à Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza. A sessão solene de posse vai acontecer no Auditório Eli Alves forte, da sede da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), no Setor Marista, em Goiânia.

Além da presidente, quatro integrantes da OAB Goiás vão assumir postos na diretoria ABMCJ para o triênio 2017-2019. A chapa representante do Estado de Goiás entrou na disputa com a seccional da Bahia e foi eleita por 17 votos a 1. A ABMCJ é composta por 18 comissões que representam Estados da federação e, pela primeira vez em seus 30 anos de existência, será comandada por uma chapa totalmente formada por representantes de Goiás.

Das eleitas, quatro são membros da OAB Goiás. A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Manoela Gonçalves, será a vice-presidente. Também integrantes da CMA, Renata Osório Caciquinho Bittencourt será conselheira titular e Milena Maurício Moura assume como conselheira suplente da ABMCJ. Rosângela Magalhães de Almeida, presidente da Comissão do Advogado Professor da OAB-GO, assume o posto de tesoureira nacional.

Posse
A solenidade de posse será realizada às 19h30, no auditório Eli Alves Forte, na sede da OAB-GO. Para a ocasião, é esperada a delegação com quase 80 mulheres dos Estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande Do Norte, Rio Grande Do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de juristas como Fernanda Marinela (OAB-AL), Delaíde Alves Miranda Arantes (TST), Eliana Calmon e Laurita Vaz (STJ).

Para Manoela Gonçalves, a nova missão é uma honra, mas acima de tudo, uma grande responsabilidade. “Nossa expectativa para a gestão é muito positiva, uma vez que o apoio dos demais Estados foi maciço”. Ela explica que a meta é viabilizar o processo de renovação pelo qual passa a ABMCJ, buscando novas associadas e levando a associação ao interior do País.

Manoela reforça o caráter plural da entidade, uma vez que agrega tanto advogadas, quanto juízas, promotoras e delegadas. Ela aproveitou ainda para relembrar a relevância e engajamento da entidade em prol das mulheres que atuam na área jurídica. “O empenho da ABMCJ foi crucial em diversas conquistas femininas na área jurídica no País, como o estabelecimento da cota mínima de 30% para as mulheres no preenchimento de candidaturas, além da nomeação de ministras nas supremas cortes, por exemplo Eliana Calmon e Ellen Gracie”, aponta.

Confira abaixo a composição da diretoria eleita da ABMCJ:

Diretoria Nacional
Laudelina Inácio da Silva (GO)- Presidente Nacional
Manoela Gonçalves Silva (GO)- Vice-presidente
Meyre Elizabeth Carvalho Santana (GO)- Secretária-geral
Maria Lucila Ribeiro Prudente de Carvalho (GO)- Secretária-adjunta
Rosangela Magalhães de Almeida (GO)- Tesoureira Nacional
Arieny Matias de Oliveira (GO)- Tesoureira Adjunta

Conselho Fiscal
Conselheiras Titulares
Danielle Parreira Belo Brito (GO)
Renata Osório Caciquinho Bittencourt (GO)
Nilza Fátima da Silva (GO)

Conselheiras Suplentes
Dalva Moura da Silva (GO)
Ana Paula de Guadalupe Rocha (GO)
Milena Maurício Moura (GO)

Coordenações Regionais

Região Norte
Anabel Vitória Mendonça de Souza (AM)

Região Sudeste
Helena Edwirges Santos Delamonica (MG)

Região Centro-Oeste
Luciana Branco Vieira (MS)

Região Nordeste
Maria Lucia Cavalcanti Jales Soares (RN)

Região Sul
Stella Maris de Seixas (SC)

Presidentes das Comissões Estaduais
Alexandrina Melo Araújo (AC)
Marilma Torres Gouveia de Oliveira (AL)
Liana Belém Pereira Mendonça de Souza (AM)
Ângela Valentim Lemos (BA)
Heloisa Pinto Marques (DF)
Vera Carly Lopes (ES)
Larissa Priscilla Passos Junqueira Reis Bareato (GO)
Marília Silva Borges de Oliveira (MG)
Rachel de Paula Magrini Sanchez (MS)
Maria Izabel de Oliveira Benone (PA)
Cassandra Helena Estrela Bonfim (PB)
Maria das Graças Barza Garrido Paz (PE)
Andrea Nogueira Pereira (RN)
Kamila Coelho Albuquerque Barros (RS)
Vera Lúcia de Ávila Moukazel (SC)