Feirão de imóveis disponibiliza contador para fazer declaração de Imposto de Renda

Mais de um terço das pessoas que ainda não possuem casa própria em Goiás (31,3%) trabalham por conta própria. Os dados são da última pesquisa sobre o déficit habitacional no Estado, medido pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e apontam para a necessidade da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), para se ter acesso ao financiamento habitacional e ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Sem o documento, os bancos não liberam o empréstimo e, além disso, o momento de acerto de contas com o Leão sem multa está próximo de vencer: 30 de abril.

Para ajudar os consumidores que trabalham por conta própria a buscar o crédito no MCMV, a construtora MRV Engenharia realiza neste sábado (13/04), a partir das 8 horas, mais um feirão de imóveis em Goiânia e Anápolis, oferecendo nestas cidades o serviço de contadores, que irão fazer a declaração do IR 2019. O serviço será voltado aos trabalhadores interessados em fazer a aquisição do imóvel.

De acordo com o gestor regional da empresa, Fernando Salomão, existem muitos trabalhadores que atuam por conta própria que têm capacidade financeira mas não se preocupam com essa formalização da renda. “De cada três clientes que atendemos, um está nessa situação”, diz. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 37,3 milhões de pessoas trabalhando sem carteira assinada, o que representa 40,8% da força de trabalho.

“Por isso, queremos eliminar esse impeditivo para quem tem condições para adquirir a casa própria, mas não comprova renda”, diz. Durante o feirão, o interessado deve apresentar documentos pessoais, RG, CPF e comprovante de endereço, e também os extratos bancários que comprovem a movimentação financeira realizada durante o ano de 2018. Também são necessários os documentos que o profissional autônomo costuma entregar aos clientes como forma de comprovação do serviço realizado, tais como recibos e contratos.