Fasam sedia 1º Conferência de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Goiás

A partir de seu comprometimento com a educação, respeito pelo indivíduo e com suas responsabilidades sociais e de cidadania, a Fasam – Faculdade Sul-Americana sediará nos dias 3 e 4 de dezembro, das 14 às 20 horas, a 1ª Conferência de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás, com o tema 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Estão abertas as inscrições para o evento que vai debater, entre outros assuntos, violência policial, Igualdade de gênero no ambiente de trabalho, os 130 anos de abolição da escravidão e direito à igualdade racial no Brasil e o papel do defensor de direitos humanos e da sociedade civil no combate e prevenção à tortura.

A Conferência é promovida pelos Núcleos Especializados de Direitos Humanos (NUDH) e de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e tem o apoio da Fasam. Para participar basta realizar inscrição gratuita no site da Defensoria Pública

Pauta de respeito

No dia 3, ocorrerá a abertura às 14 horas. Às 15 horas, Orlando Zaccone (delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro) ministra palestra sobre Violência policial, impunidade e a Lei 13.491/2017, com a mediação da defensora pública Cristiana Maria Baptista Teixeira. Às 17 horas ocorre a palestra Igualdade de gênero no ambiente de trabalho: do teto de vidro ao assédio sexual, ministrada pela cofundadora da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) e assessora para assuntos LGBTI, Marina Ganzarolli. A mediação será da defensora pública Cecília Dantas Ribeiro. Às 18 horas, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior, fala sobre Os 130 anos de abolição da escravidão e direito à igualdade racial no Brasil. O mediador será o defensor público Philipe Arapian.

No dia 4, às 14 horas, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Tiago Ranieri, discorre sobre a População LGBTI e o direito à não discriminação nas relações de trabalho e no direito à saúde. A mediação será da defensora pública Thaís Quinelato Ferraz. Às 16 horas, o perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) Rafael Barreto Souza ministra palestra sobre O papel do defensor de direitos humanos e da sociedade civil no combate e prevenção à tortura. A mediação será do defensor público Thiago de Mendonça Nascimento.

Às 17h30, o coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Goiás (MNPR Goiás), Eduardo de Matos, palestra sobre a História do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e a efetivação dos direitos humanos da população em situação de rua. A mediação será do defensor público Philipe Arapian. Às 18h30, a psicóloga com atuação no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e ex-presidente do Conanda, Maria Luiza Moura, ministra palestra sobre A efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes: o ECA e a Convenção dos Direitos das Crianças. A mediação será da defensora pública Anna Lina Bariani Araújo.