Enem 2013: MEC nega vazamento de respostas; gabarito estaria no Twitter

O MEC (Ministério da Educação) negou no final da quarta-feira (23) um suposto vazamento do gabarito da prova de cor rosa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Uma imagem com respostas para o primeiro dia de prova (ciências humanas e ciências da natureza) circula no Twitter desde a noite do dia 22 pelo perfil @anonymousenem da rede social.

Por meio de nota, o Inep, autarquia do MEC responsável pela prova afirma que “é totalmente improcedente e falsa essa ilação. Trata-se de mais uma tentava de gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades”. Em 2012, circulou pelo Twitter um boato de cancelamento do Enem no final de semana do exame. Em 2011, questões do pré-teste do Enem daquele ano vazaram — um professor do colégio em que a prova foi realizada (Christus) foi condenado a seis anos de prisão.

Mais de 7 milhões de candidatos são esperados para as provas do Enem 2013 neste final de semana (26 e 27 de outubro). Os gabaritos das provas objetivas devem ser divulgados até o dia 30 de outubro.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
 
No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.