Será realizada nesta segunda-feira (12/12) a eleição para escolha dos cinco novos integrantes do Conselho Superior do MP de Goiás (CSMP). Os eleitos pelos membros do MP (procuradores e promotores de Justiça) vão compor o órgão no próximo ano, juntamente com o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral da instituição, que são membros natos do Conselho.
A votação, com o uso de cédulas, será realizada em duas etapas. Das 8 às 17 horas, os promotores de Justiça (são 352 os aptos a votar) vão escolher três novos membros do CSMP entre os candidatos elegíveis. Encerrado o prazo, será feita a apuração dessa etapa. A partir desse resultado, os 36 procuradores de Justiça escolhem os dois outros integrantes do CSMP entre o restante dos candidatos elegíveis. A votação acontece na sala do Colégio de Procuradores de Justiça (sala 201).
São candidatos elegíveis nesta votação os procuradores Eliane Ferreira Fávaro, José Carlos Mendonça, Luiz Gonzaga Pereira da Cunha, Márcia de Oliveira Santos, Orlandina Brito Pereira, Regina Helena Viana e Waldir Lara Cardoso. O mandato para o CSMP é de um ano.
Corregedoria-Geral
Na sequência da eleição para o CSMP, o Colégio de Procuradores de Justiça realizará a votação para escolha do corregedor-geral e do corregedor-geral substituto do MP. Para corregedor-geral, há um único candidato, o procurador Abraão Júnior Miranda Coelho, atual ocupante do cargo. Como não houve candidato ao cargo de corregedor-geral substituto, todos os procuradores de Justiça que preencherem os requisitos são considerados inscritos de ofício na votação, conforme previsto no artigo 26 da Lei Orgânica do MP.