Dois registradores de Goiás recebem a Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas

Publicidade

Em solenidade realizada no Auditório José Leonar de Melo Bandeira, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás entregou, nesta quinta-feira(26/01), a Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas para os profissionais que contribuíram, significativamente, para o engrandecimento e bom êxito dos trabalhos correicionais durante o biênio 2021/2023. Entre os homenageados, estão os Oficiais Bruno Quintiliano Silva Vieira, 6º Vice-presidente Associação dos Registradores das Pessoas Naturais (ARPEN BRASIL),  e Igor França Guedes, Presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Estado de Goiás(ATC-GO).

Os homenageados ladeadando o presidente do TJGO

Bruno Quintiliano afirma que a homenagem é uma prova de que a atividade extrajudicial é respeitada pela Corregedoria. “Com essa atitude é possível perceber o marco, onde tínhamos uma Corregedoria distante e, agora de forma diferente, está perto da atividade, assim podemos integrar e colaborar”, declara. O Oficial ressalta que o órgão censor tem cumprido o seu propósito para além da correição, dando também aconselhamento, compartilhando saberes, promovendo a interação e aproximando os notários e registradores ao judiciário.

Quintiliano declara, ainda, que o tratamento da Corregedoria com os representantes da classe extrajudicial tem sido sempre com respeito e urbanidade. “Por outro lado, os representantes da atividade têm visto o papel que a Corregedoria desenvolve para melhorar condições de trabalho e desenvolvimento da atividade notarial e registral. Portanto, vejo com bons olhos e alegria a iniciativa da Corregedoria de Goiás em homenagear os que têm contribuído para o aprimoramento e a integração. Com a iniciativa, não só os homenageados são honrados, mas com eles toda a categoria de notários e registradores”, afirma.

Já o Registrador Igor França Guedes recebe a homenagem com sentimento de satisfação pelo nível do trabalho realizado, agradecimento pelo reconhecimento e gratidão pela colaboração. “É visível que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, pela sua Corregedoria-Geral, passou a adotar uma postura bastante construtiva e colaborativa com os serviços de notas e registros”, relata. O Oficial lista, também, as mudanças percebidas nos últimos anos com a aproximação entre a Corregedoria e os notários e registradores.

“O concurso público está sendo realizado e passará a ser um acontecimento institucional regular, o sistema de registro eletrônico foi efetivamente implantado e as reuniões periódicas com os representantes da categoria continuam ocorrendo, contribuindo para a uniformização de interpretações e práticas registrais. Essa abertura e colaboração da Corregedoria-Geral permitiu o avanço da qualidade e eficiência dos serviços extrajudiciais, no Estado de Goiás. Atualmente, temos um serviço moderno, eficiente, ágil, com uso intenso de tecnologia, permitindo a prática dos atos registrais em formato exclusivamente eletrônico, uma verdadeira marca da modernidade que alcançamos”, argumenta.

Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas

A Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas foi instituída pelo Provimento n. 93/2022, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, para homenagear as pessoas que destacam-se ou destacaram-se, contribuem ou contribuíram, significativamente, para o bom êxito dos trabalhos correicionais.

O intuito é institucionalizar, no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça, a exaltação de mérito, da dedicação e dos relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade, homenageando pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o engrandecimento da Casa Censora.