Divulgados relatórios de indisponibilidade do Projudi em virtude de instabilidade em certificados da Valid

Publicidade

As oscilações no Projudi/PJD, reportadas desde a última segunda-feira (17) por advogados, foram provocadas por tentativa de hackeamento da Valid Certificadora Digital. Conforme nota divulgada pelo Tribunal de Justiça de Goiás, mesmo a instabilidade tendo sido provocada por fatores externos, por uma questão de cooperação com a advocacia, o TJGO optou por emitir certidão de indisponibilidade que prorrogam os prazos para o próximo dia útil.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) também divulgaram, na tarde de hoje, nota de esclarecimento a respeito de problemas no uso dos certificados da Valid, que contribuíram para oscilações no sistema Projudi/PJD.

Segundo apontado, os problemas decorrem mesmo de instabilidades geradas por tentativa de acesso não autorizado ao sistema da referida empresa. Com isso, o sistema de segurança cibernético do TJGO passou a entender o acesso como uma ameaça, razão pela qual os usuários deste certificado não conseguem acesso pela ausência de validação necessária por parte da Valid.

A OAB-GO e a Casag afirmam, na nota, que têm empreendido todos os esforços junto ao TJGO e à Valid, inclusive com as devidas notificações, no sentido de restabelecer a normalidade dos serviços, com reuniões diárias com todos os envolvidos.

“O TJGO, sensível às demandas da advocacia, tem mantido, desde a última segunda-feira até esta quinta-feira (20), relatórios de indisponibilidade que prorrogam os prazos para o próximo dia útil. A previsão é de que ainda hoje a comunicação entre os dois sistemas (Projudi/PJD) e Valid seja restabelecida. Até que isso aconteça, os relatórios já estão disponíveis para consulta na home page do site da OAB-GO”, frisam OAB-GO e Casag.