Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga vai presidir banca examinadora do próximo concurso para juiz

Marília Costa e Silva

Apesar de ainda não ter data prevista para sua realização, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga vai presidir a banca examinadora do 57° concurso para juiz substituto do Estado de Goiás. Escolhido pela Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), esta será a terceira vez, em sua carreira no Poder Judiciário, que o magistrado participa de uma comissão examinadora.

A realização de novo concurso para a magistratura foi anunciada pelo presidente do TJGO Carlos França ainda na posse dele, ocorrida em fevereiro deste ano. Na época, ele afirmou que a intenção é realizar o certame para os cargos vagos de juiz. Segundo o chefe do Judiciário, tão logo as condições sanitárias permitam, será dado início ao processo de realização do concurso. A intenção é que a seleção ocorresse ainda este ano. O salário inicial deve ser de R$ 28 mil.

Banca examinadora escolhida

A princípio, foi publicado na edição de 13 de janeiro de 2021 do Diário de Justiça Eletrônico do TJGO, o extrato do contrato com a Fundação Carlos Chagas – FCC para organizar o próximo concurso. A expectativa é que o certame ofertasse mais de 40 vagas imediatas para o cargo de Juiz Substituto, no entanto o novo presidente não confirmou o número de vagas, que podem chegar a 100.

E para realizar o certame já foi autorizado, em 03 de dezembro do ano passado, a contratação da FCC. O aval foi dado pela Diretoria Geral do TJGO. O último concurso para Juiz do Tribunal de Justiça do Goiás aconteceu em 2014 e ofertou 57 vagas.

Auxílio para julgamento

Além do concurso para magistratura, na posse, Carlos França falou da intenção da criação de equipes de equipes de auxílio para julgamento de processos em 1º e 2º graus, que já se tornou realidade. Um grupo já presta auxílio no TJGO e esta semana teve início a atuação nas primeiras unidades judiciárias de comarcas do interior. Durante 45 dias, o trabalho será realizado nas comarcas de Niquelândia, São Miguel do Araguaia, Cavalcante, Porangatu, Posse e Alto Paraíso de Goiás.

 

Confira as etapas do concurso para juiz

Primeira etapa: uma prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda etapa: duas Provas Escritas, de caráter eliminatório e classificatório;
Terceira etapa: de caráter eliminatório, com as seguintes fases:

a) sindicância da vida pregressa e investigação social;
b) exame de sanidade física e mental;
c) exame psicotécnico;

Quarta etapa: uma Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;
Quinta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.