Delegacia do Consumidor passa a contar com Centro de Conciliação

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon) passa a contar a partir desta semana com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará na recepção do prédio, localizado na Avenida Independência, 2716 – Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. É a 10ª unidade da capital a promover conciliações e mediações, com uma diferença entre as demais: será exclusiva para questões que envolvam o consumidor.

A solenidade de instalação contou com a presença do gerente de Mediação e Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cordeiro, que representou o presidente do TJGO e explicou aos presentes como funcionam a conciliação e mediação e destacou a importância dos métodos como formas eficazes de solução de conflito. Com o lançamento, agora já são 23 Cejuscs instalados no Estado de Goiás durante a gestão do presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho. No total, são 73 centros – 10 na capital e 63 nas comarcas do interior.

O delegado titular da Decon, Webert Leonardo Lopes da Silva Santos, destacou que essa conquista é um marco histórico para a delegacia e inaugura uma fase importante para a população goiana. O delegado contou que já realizava conciliações na delegacia, contudo informalmente, e que agora, com a parceria com o TJGO, as conciliações terão maior credibilidade pela formalização do processo e alcançarão mais pessoas, evitando ações judiciais. Segundo o delegado só em 2018 foram realizadas 297 conciliações informalmente. A expectativa é que o número seja dobrado em 2019.