Criado Fórum Goiano em Defesa dos Direitos e da Justiça do Trabalho

Advogado Wilian Fraga

Em reunião realizada nesta quinta-feira (17), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), a Associação Goiana da Advocacia Sindical Obreira (Asind), contando com a participação de advogados, sindicalistas, membro do Ministério Público do Trabalho, entidades associativas de trabalhadores, representantes de movimentos sociais, estudantes, trabalhadores em geral, aprovou a criação do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos e da Justiça do Trabalho. Ele terá a participação de todas as demais entidades civis organizadas que estão sendo convidadas neste ato para participarem da defesa da manutenção dos direitos sociais com ênfase ao direito do trabalho e defesa da Justiça do Trabalho.

A justificativa, segundo o presidente da Asind, o advogado Wilian Franga, é que estão na ordem do dia as perdas de direitos sofridos com a reforma trabalhista, com o esquartejamento do Ministério do Trabalho e Emprego e agora a ameaça de iminente extinção da Justiça do Trabalho propalada pelo governo federal.

“Não podemos assistir passivamente esse tremendo retrocesso social, que repercute em toda sociedade, comprometendo a qualidade de vida dos trabalhadores e até mesmo a sobrevivência de muitos.  Precisamos nos organiza e reagir, participe da consolidação do fórum. Contamos com a participação de todos”, afirma.

As manifestações acontecem após o presidente da República, Jair Bolsonaro, cogitar a extinção da Justiça do Trabalho, em entrevista concedida a uma emissora de televisão no início deste mês. O chefe do Executivo federal estuda a possibilidade de fusão da Justiça do Trabalho à Justiça Federal.