Corregedoria realiza esforço concentrado em processos de homicídio

A partir desta semana a equipe do  Programa Atualizar e da Assessoria Correicional da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) passa por 38 comarcas do Estado de Goiás, que possuem processos que se encaixam na meta da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp). O objetivo do esforço concentrado é analisar e auxiliar no cumprimento e na finalização desses processos.

A Enasp foi lançada em fevereiro de 2010 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ). O objetivo é julgar o maio número possível de ações penais de homicídios dolosos e atuar fortemente para a redução de processos referentes a crimes contra a vida distribuídos até 31 de dezembro de 2009.

Em abril deste ano foi realizada a Semana Nacional do Júri em todas as comarcas do País conforme deliberação do CNJ em conjunto com todos os Tribunais de Justiça do País. Um balanço feito pelo CNJ mostra que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás ficou em primeiro lugar nos julgamentos, com 318, seguido de Bahia, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso. A meta definida para 2014/2015 encerra no mês de outubro sendo mensurada mês a mês e disponibilizada no site do CNJ.