Concurso de monografia do escritório João Domingos Advogados oferece curso em Portugal

Estão abertas as inscrições para o 1º concurso João Domingos Advogados Associados de monografia, voltado para universitários do 1º ao 10º período de Direito, matriculados em faculdade pública ou particular de Goiás. Com o tema “Os deveres anexos nas relações contratuais”, o candidato poderá discorrer sobre o contexto de contratos específicos, como no âmbito do direito de consumidor, civil e empresarial, por exemplo. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, pelo site www.joaodomingosadv.com.

Advogado Leandro Marmo

O prêmio para o primeiro colocado, concedido pelo escritório, é um curso de verão na Universidade de Coimbra (Portugal), com passagens aéreas e hospedagem inclusas, além da publicação da monografia em livro. Para o segundo e terceiro colocados, os prêmios são publicações das monografias em livro conjunto com o primeiro lugar.

Segundo Leandro Marmo, sócio do escritório e organizador do concurso, o objetivo é incentivar a pesquisa e inovação na educação de nível superior, além de promover o contínuo aperfeiçoamento dos estudantes, especialmente sob os enfoques social e jurídico.

“Consideramos a importância de uma monografia séria e bem produzida para a formação acadêmica de qualquer universitário. Por meio do concurso, queremos fomentar o interesse dos estudantes de Direito para a produção de um trabalho de qualidade e, assim, colaborar com a inclusão de profissionais mais engajados e capacitados no mercado de trabalho”, pontua Marmo.

Comissão Julgadora

O processo de avaliação dos trabalhos ficará sob a gestão e responsabilidade do escritório e contará com duas etapas. A primeira é feita pelo comitê interno, que selecionará as 10 melhores monografias, e a segunda será realizada por três juristas conceituados e de renome no meio acadêmico: Eneas de Oliveira Matos, advogado e professor de Direito da USP; Eduardo Perez Oliveira, juiz do TJ-GO; e Ezequiel Morais, advogado e mestre em Direito Civil pela USP. Eles irão analisar a monografia e a apresentação de cada um dos 10 candidatos pré-selecionados, com até 20 minutos para exposição.

Ezequiel Morais

Eneas de Oliveira Matos destaca a importância da iniciativa para universitários: “O simples fato de participar de um concurso como esse demonstra o preparo e o potencial do estudante, mesmo que ele não seja selecionado entre os melhores. É a prova de que a sua dedicação e o seu interesse o farão um profissional qualificado para o mercado de trabalho”.

Eduardo Perez Oliveira também enfatiza a relevância do concurso como forma de estimular a capacidade intelectual: “Iniciativas como essa enriquecem o sistema de Justiça brasileiro, já que incentivam o pensamento crítico e permitem a construção de novas ideias. Além disso, ser premiado por mérito e pelo esforço é algo engrandecedor para qualquer um”.

Para Ezequiel Morais, o concurso impulsiona a evolução da cultura jurídica: “O incentivo à pesquisa aprofundada do Direito Contratual e das Obrigações, nesse contexto, é sempre muito bem-vindo. Não bastam apenas pesquisas e estudos superficiais, que são, tipicamente, infrutíferos e inúteis. Nesse aspecto, o escritório que promove o concurso também demonstra vanguarda”.

Resultado e cerimônia de premiação

O juiz Eduardo Peres Oliveira

O resultado do concurso será publicado no site www.joaodomingosadv.com e nas redes sociais (Facebook e Instagram), além da comunicação via e-mail, no dia 19 de dezembro de 2019. Haverá ainda solenidade de premiação em data a ser comunicada com prazo mínimo de 15 dias de antecedência do evento, na sede
do escritório.

Para mais informações sobre o processo de inscrição ou sobre a forma de formatação/apresentação
das monografias, basta acessar o site do escritório ou ligar no telefone (62) 3215-9414.