segunda, 22 de outubro de 2018 62 9 9904-5026
Maturidade

Compliance: MRV Engenharia oferece treinamento para seus colaboradores

Da Redação

O compliance empresarial tem ganhando mais maturidade e importância nas empresas brasileiras, não só pelas mudanças regulatórias com a Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013) e pela pressão dos acionistas e stakeholders, mas, principalmente, pela repercussão de casos de corrupção dos últimos anos. Prova disso são os dados apontados pela Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela consultoria KPMG. O estudo demostra que em dois anos diminuíram os números de empresas que disseram não ter a função de compliance em sua estrutura, ou seja, de 19% em 2015 para 9% em 2017. Atualmente 59% dos empresários que participaram da pesquisa afirmaram que a governança e a cultura do compliance são essenciais para o sucesso da estratégia de seu negócio. Todos esses fatores fizeram com que os executivos passassem a enxergar como um investimento e não como um custo.

Entre essas empresas que acreditam no compliance está a MRV Engenharia, maior construtora da América Latina. Completando um ano da implantação de seu Programa de Integridade, composto por pilares que se complementam na prevenção, identificação e resposta a desvios éticos, a construtora oferece a todos os seus colaboradores dois treinamentos virtuais obrigatórios, que são: o Código de Conduta e o Cultura de Integridade MRV.

Segundo Maria Fernanda Menin, Compliance Officer da MRV, a construtora quer ser vista com uma empresa ética, sustentável e inovadora. “Esses treinamentos abordam de forma didática e leve os principais pontos do nosso Código de Conduta, Política Anticorrupção, além de reforçar o papel do Canal Confidencial e do Fale com Compliance, e tem como objetivo orientar nossos colaboradores sobre as diretrizes da Cultura de Integridade MRV por meio de instruções comportamentais para lidar da melhor forma com os colegas, fornecedores e com as instituições envolvidas no negócio”, conta.

Os treinamentos fazem uso de recursos audiovisuais e infográficos, que tornaram os conteúdos mais dinâmicos e interativos. Simulações de situações em vídeo, com atores envolvidos em tramas que apresentam comportamentos irregulares, permitem reflexões sobre como antecipar e erradicar esse tipo de conduta.

Os treinamentos já foram realizados por mais de seis mil funcionários da MRV. “Estamos felizes pelo fortalecimento de nosso Programa de Integridade. Acreditamos que uma cultura de integridade bem difundida influencia positivamente o ambiente de trabalho e os negócios da companhia”, finaliza Maria Fernanda.

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica