Green Card através da profissão – vistos com base no trabalho

Os vistos de imigração (Green Cards) com base em trabalho, conhecidos pela sigla “EB” (Employment Based), permitem que um trabalhador qualificado, especializado ou com habilidades extraordinárias, possa imigrar legalmente para os EUA.

Cada tipo de visto tem suas especificidades e cabe ao advogado de Imigração a análise do perfil do cliente para entender em qual das categorias ele se enquadra melhor.

Entenda as diferenças entre eles:

VISTO EB-1: 

Imigração Baseada em Emprego: Primeira Preferência EB-1

O Visto EB1-1, ou Green Card de Capacidade Extraordinária Baseado no Emprego (Primeira Preferência), faz parte do conjunto EB-1 de vistos de residência permanente nos EUA.

O EB1-1 está disponível para cidadãos estrangeiros que demonstrem capacidade extraordinária em seu campo seja nas ciências, artes, educação, negócios ou atletismo. A habilidade extraordinária é normalmente comprovada através da demonstração de “aclamação nacional ou internacional”.

O EB1-1 é visto como um Green Card particularmente desejável por quê:

  • As datas de prioridade são “atuais”, ou seja, não há tempo de espera forçado, o que significa que a espera pode ser muito menor do que em outros Green Cards.
  • Também não é necessário passar pelo processo PERM (onde o Departamento do Trabalho precisaria estabelecer que os trabalhadores existentes baseados nos EUA pudessem preencher a mesma posição).

Por estas razões, as aplicações do EB1-1 estão sujeitas a um exame minucioso e estão entre os mais difíceis de obter.

VISTO EB-2:

Imigração Baseada no Emprego: Segunda Preferência EB-2

Você pode ser elegível para um visto de segunda preferência baseado em emprego se você for um membro das profissões que possuem um grau avançado ou equivalente, ou um cidadão estrangeiro que tenha uma capacidade excepcional. Abaixo estão as categorias e requisitos ocupacionais:

O trabalho que você solicitar deve exigir um grau avançado e você deve possuir tal grau ou seu equivalente (um grau de bacharelado, mais 5 anos de experiência profissional progressiva no campo).

Você deve ser capaz de mostrar habilidades excepcionais em ciências, artes ou negócios. Habilidade excepcional “significa um grau de especialização significativamente acima do que normalmente encontrado nas ciências, artes ou negócios”. A pergunta que o aplicante deste tipo de visto deve se fazer é: “o que eu Tenho ou conheço de excepcional que possa acrescentar algo ao povo americano?”

Estrangeiros que buscam um NIW (National Interest Waiver), ou seja, uma isenção por interesse nacional, estão solicitando que a Certificação Trabalhista seja dispensada porque é do interesse dos Estados Unidos. Embora os cargos que se qualificam para uma dispensa de interesse nacional não sejam definidos por estatuto, as renúncias de juros nacionais geralmente são concedidas àqueles que têm capacidade excepcional e cujo emprego nos Estados Unidos beneficiaria grandemente a nação. Aqueles que buscam uma isenção de interesse nacional podem se auto patrocinar (eles não precisam de um empregador para patrociná-los) e podem protocolar sua certificação de trabalho diretamente com o USCIS junto com seu Formulário I-140, Petition for Alien Worker.

As pessoas que aplicam para o NIW primeiramente recebem um Work Permit que é a autorização de trabalho (Employment Authorization Docs), que terá validade de um ano, podendo ser renovado, enquanto aguarda a análise e aprovação Green Card, e neste ato deverá comprovar todas as suas qualificações para ter seu visto aprovado.

VISTO EB-3:

Imigração Baseada em Emprego: Terceira Preferência EB-3

O Visto EB3 é um visto de residência permanente / Green Card para “Trabalhadores Qualificados, Profissionais ou Outros”.

Este visto de emprego é para aqueles que pretendem entrar nos Estados Unidos para assumir um emprego que requer:

  • Bacharelado ou equivalente,
  • Dois anos de treinamento ou experiência (na maioria dos casos),
  • Ou, em alguns casos,menos de 2 anos de experiência para se tornar proficiente (definido como “não qualificado”).

Família:

cônjuge legal do titular do Green Card e os filhos menores de 21 anos podem vir para os EUA, no mesmo processo do titular.

Mara Pessoni

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.