Dúvidas frequentes sobre vistos e imigração para os Estados Unidos

Todas as quartas-feiras à noite, posto nos histories do escritório Law Offices Witer DeSiqueira no Instagram @lawofficesofwiter uma caixa de perguntas, para que os seguidores possam tirar dúvidas rápidas sobre imigração e vistos para os EUA. Como a postagem fica on-line por apenas 24 horas, decidi trazer até vocês as principais dúvidas que chegaram nos últimos dias. Quem sabe uma delas não é sua também?

Iniciar o processo de K-1 do Brasil, ou nos EUA, depois de 3 meses da entrada?

O K-1 é um visto de noivo (a) que só pode ser feito com o aplicante fora dos EUA. Com o visto aprovado a pessoa pode entrar nos EUA e terá 90 dias para casar e protocolar o pedido de Green card.

Depois de quanto tempo seu nome é limpo na imigração?

Normalmente os records ficam gravados por muitos anos, mas dependendo do caso, é possível fazer um processo de Pedido de Waiver (perdão) para eliminar este record negativo.

Se eu aplicar para o Waiver e for perdoado ainda assim corro o risco de ter o visto negado?

Sim. O Waiver aprovado vai perdoar seu passado, porém, para obter um novo visto é preciso atender aos quesitos do mesmo.

Em média quanto demoram os processos de K-1 e K-3?

Em tempos normais, o K-1 leva em média de 3 a 6 meses para ser aprovado, enquanto o K-3 pode levar até 14 meses. Neste período de pandemia, alguns processos estão demorando além do prazo médio.

Qual a previsão de reabertura dos consulados e embaixada?

Não há previsão. Na maioria dos países, as embaixadas americanas já foram abertas, no Brasil ainda depende da queda de contaminação pelo Covid-19. Estamos na expectativa de que abra em Novembro.

Quem já morou ilegal nos EUA tem chance de pegar o visto?

Sim. Através do processo de Pedido de Waiver (perdão).

Para uma chance maior de aprovação do perdão, é melhor aplicar para o visto K-1 ou para o K-3?

Melhor aplicar para o K-3 e pedir o perdão, pois neste caso, fica mais fácil comprovar o “extreme hardship” necessário para a aprovação do Waiver.

A entrevista para o visto de trabalho é em inglês?

Por enquanto não. Mas esta é uma das exigências que Trump quer inserir na nova lei de Imigração que está por vir. Mas falar inglês é um plus para a aprovação do visto.

Como músico posso solicitar um visto EB-1?

Vai depender da comprovação dos quesitos para este visto. Normalmente, aconselhamos entrar com o visto O-1 e depois de 3 anos mudar para o EB-1.

Tenho visto de turista desde 1990, isso ajuda na aplicação do visto de trabalho?

Não ajuda, ao contrário, pode atrapalhar caso você tenha cometido algum delito estando com este visto nos EUA. Os critérios para o visto de trabalho são bem diferentes do visto de turismo.

Posso levar esposa e filhos no visto de trabalho?

Sim. Cônjuges e filhos menores de 21 anos estão inclusos no processo. Inclusive cônjuges de mesmo sexo.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.