Congresso estuda aumentar quantidade de vistos para enfermeiros e médicos

“A pandemia da Covid-19 levou nosso sistema de saúde a um ponto de ruptura. Nossos heróicos profissionais de saúde estão trabalhando incansavelmente para prestar assistência em turnos cansativos, com grande risco pessoal para eles e suas famílias, mas precisam de toda a ajuda que puderem obter. Trabalhadores adicionais – especialmente enfermeiros – seriam uma dádiva de Deus”.

Por acaso, milhares de enfermeiros estão esperando nos bastidores, dispostos, qualificados e prontos para ajudar na luta contra o coronavírus nos Estados Unidos, mas estão esperando que os Green Cards sejam disponibilizados para eles. A verdade é que, se os Green Cards baseados no emprego não fossem mais utilizados a cada ano – parcialmente por causa de erros burocráticos – eles já estariam nos Estados Unidos.

No projeto de lei de alívio do coronavírus em sua quarta fase, o Congresso deve recuperar esses vistos não utilizados, disponibilizando-os temporariamente para enfermeiros e médicos de emergência durante a crise do coronavírus.

A necessidade urgente de mais enfermeiros 

Antes que alguém tivesse ouvido falar do COVID-19, o Departamento do Trabalho identificou a enfermagem como uma ocupação do “Anexo A”, indicando que os Estados Unidos já enfrentavam uma escassez de enfermagem.

A pandemia de coronavírus exacerbou a escassez já existente e as consequências são muito visíveis: os hospitais estão lotados. Caseloads com o dobro do tamanho normal ou pior. Os enfermeiros descrevem equipes inteiras “cansadas e desgastadas” e algumas enfermeiras estão sendo solicitadas a trabalhar até mais do que os turnos de doze horas; os turnos de 24 horas não são inéditos. As enfermeiras estão comparando seu trabalho com o de uma zona de guerra . Enfermeiras em um hospital de Michigan recusaram-se a trabalhar sem conseguir enfermeiras adicionais para ajudar. Enfermeiras e aposentados da escola estão sendo chamados como reforços para clínicas e hospitais para combater a pandemia.

Em suma, precisamos desesperadamente de enfermeiros.Ao mesmo tempo, milhares de enfermeiras estavam esperando para vir aos Estados Unidos para ajudar a aliviar a escassez em andamento. Como geralmente não são elegíveis para vistos de trabalho temporário, eles devem aguardar a disponibilização de vistos de imigrantes. Muitos vêm de países sujeitos a limites anuais de vistos de imigrantes e esperam há anos em uma carteira de pedidos em crescimento. Este triste estado de coisas foi e é evitável.

Uma solução possível seria uma mudança temporária para aproveitar o pool de vistos não utilizados para ajudar a aliviar a escassez nesta crise.

Vistos não utilizados 

Milhares de vistos alocados anualmente para várias categorias de imigração podem não ser utilizados, muitas vezes por acidente quando os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA e o Departamento de Estado estimam incorretamente as datas de corte no boletim de vistos. Quando os vistos não são utilizados, a lei de imigração geralmente tenta “alocá-los”, transferindo vistos não utilizados com base no emprego em categorias familiares para o ano seguinte e transferindo vistos não utilizados na família para categorias baseadas no emprego.

No entanto, os vistos de emprego não utilizados não são realocados porque a categoria de preferência da família é definida como seu valor mínimo sempre que a diferença entre o número de vistos e liberdade condicionais relativos imediatos emitidos no ano anterior e o número de vistos não utilizados for superior a 254.000. Essa condição se mantém de forma consistente desde 2000, o que significa que há décadas os vistos não utilizados com base no emprego não são automaticamente recuperados. Em vez disso, eles simplesmente desapareceram.

O Congresso “recapturou” alguns desses vistos não utilizados duas vezes no passado. Entre a Competitividade Americana na Lei do Século XXI, em 2000, e o projeto de lei de dotações suplementares de emergência de 2005 , o Congresso recuperou quase 200.000 vistos não utilizados.

Os recapturados pela lei de 2005 eram exclusivamente para enfermeiros. Ainda assim, até 2009, mais de 176.000 vistos não foram utilizados e nunca foram recapturados. Embora não existam dados publicamente disponíveis desde 2009, os anos desde então sem dúvida viram vistos adicionais não utilizados que nunca foram recapturados.

Com essa ferramenta comprovada, o Congresso pode aprimorar a força de trabalho em saúde no meio da pandemia. Essa mudança não é permanente, mas pode ser escrita para coincidir apenas com a existência da atual emergência nacional. Além disso, esse plano não viola a última ordem executiva do presidente que restringe a imigração , o que isenta os profissionais de saúde.

Já existe um apoio bipartidário para adicionar enfermeiros e médicos e recuperar os vistos não utilizados.  Os colegas republicanos e Perdue, Kelly Loeffler, da Geórgia, e Bill Cassidy, da Louisiana, escreveram aos chefes de departamento pedindo que priorizassem o processamento de vistos EB-3 para enfermeiros no início deste mês.

Um novo esforço para recuperar vistos perdidos se casa com uma política inteligente de assistência médica para expandir a oferta de trabalhadores com uma boa política de imigração que corrige erros burocráticos e as consequências não intencionais de leis de imigração mal planejadas. A recuperação também respeita a limitação numérica da imigração usando vistos que o Congresso já alocou.

“Nossas enfermeiras estão pedindo ajuda. Nós devemos ouvir” disseram os senadores.

Law Offices of Witer DeSiqueira

Fonte: discussilw.com

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.