Organizado pelo advogado Dyego Bezerra, diretor do Instituto Goiano de Direito Digital e membro da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), a palestra Colheita de Provas no Ambiente Digital tem como público alvo estudantes de Direito, profissionais da área e a sociedade em geral. O evento, que é gratuito, terá como palestrantes o perito da Polícia Federal José Walber Pinheiro e o tabelião Mateus da Silva e será realizado nesta segunda-feira (12), na sede da seccional, em Goiânia, às 19 horas.
“Faremos um debate, no qual os convidados vão mostrar, dentro de suas áreas de atuação, meios de provar fatos ocorridos nos meios digitais, como conversas de WhatsApp e em redes sociais, bem como formas de localização de IP de computadores, além de outras informações eletrônicas úteis a todos os usuário de tecnologias na atualidade”, explica Dyego Bezerra.
Durante a palestra, Mateus da Silva mostrará que não basta fazer print da conversa para usá-la como prova. Uma nova possibilidade é o registro em ata notarial, usado como forma de documentação da prova, que pode ser alvo de questionamento de veracidade ou, ainda, ser apagada do celular.
Dyego Bezerra acrescenta que os palestrantes vão mostrar formas de preservar a prova para futuras alegações no processo judicial, campo atinge todos os ramos do direito e a sociedade, como área de família, penal, consumidor, entre outras.