Chamadas de urgência e emergência podem ser feitas via internet

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou nesta sexta-feira, dia 11, uma rede social de segurança que permite acionar o Centro Integrado de Atendimento à Emergência (Ciae) via celular ou computador.  Chamado Agentto, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela internet (Apple Store, Google Play e Miscrosoft Store).

Desde as 9 horas desta sexta-feira, toda a população da Região Metropolitana de Goiânia pode baixar o sistema e ficar  integrada automaticamente à SSP. Ainda na fase de teste, por meio do aplicativo a polícia recuperou um veículo e um celular Iphone roubados. Essa parceria firmada com a empresa mineira Agentto tem custo zero para o Estado.

“É uma alternativa que se dá ao cidadão, usuário dos serviços de urgência e emergência, de poder comunicar fatos criminosos e situações que exijam a atuação da polícia, através de aplicativos de smartphones. É uma alternativa que se dá, é uma alternativa moderna, que alinha os serviços da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e disque denúncia da Polícia Civil aos novos tempos e às novas tecnologias”, explica o secretário de Segurança, Joaquim Mesquita. A ferramenta aumenta a capacidade da SSP em receber denúncias e solicitações de emergência. Os demais canais de atendimento, tais como 190 e 193, continuam funcionando.

Além de informar situação de risco em que é vítima, o usuário pode notificar ocorrências como acidentes, crimes, suspeitas e desastres, inclusive com o  envio de fotos e vídeos, com total privacidade e anonimato. Também será possível identificar a localização das pessoas que fazem parte da sua rede de contato. O cidadão pode cadastrar até 12 amigos no Agentto. Eles serão notificados quando a vítima acionar o botão de pânico, assim como a PM. Em algumas situações de risco, a pessoa pode estar impossibilitada de fazer uma ligação. Por meio do Agentto, ela poderá informar essa situação em silêncio, apenas com o toque na tela. Sua localização será acompanhada em tempo real.

O aplicativo permite ainda acionar uma espécie de contagem regressiva do botão de pânico. Por exemplo: a secretária de um dentista percebe que há pessoas suspeitas do lado de fora do consultório tocando a campainha. Antes de abrir a porta ela aciona o botão. Caso sua desconfiança seja comprovada, no prazo de um minuto e 30 segundos, a polícia é acionada automaticamente. Caso a suspeita não se confirme, ela pode cancelar o pedido de socorro.

Os pedidos de socorro serão repassados automaticamente ao Ciaes. Futuramente, para evitar trotes, o alerta de emergência somente será repassado à polícia após a confirmação de dois amigos. O aplicativo está disponível nas plataformas IOS (Iphone, Ipad), Android e Windows Phone. Hoje há pessoas que usam em seu grupo de amigos essa rede de segurança, mas essa é a primeira vez que o sistema será integrado aos serviços de atendimento de urgência e emergência de um Estado.

O Agentto permite o georreferenciamento em tempo real no Ciaes. Desse modo, é possível deslocar imediatamente uma equipe policial ou dos bombeiros para atender a ocorrência. Essa é a primeira empresa certificada pela Secretaria de Segurança Pública para apresentar soluções tecnológicas para serviço de emergência. A estimativa é que 2,5 milhões de pessoas utilizem o aplicativo em Goiás. Hoje há 3 mil usuários do Agentto. A implantação em todo território goiano será gradativa.